Uma baleia Jubarte, macho, de cerca de 11 metros de comprimento, apareceu morta na manhã desta quinta-feira(2), na praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga.
A baleia encalhou na praia, já sem vida e acabou despertando a atenção de muitos banhistas, que acionaram as autoridades. O Corpo de Bombeiros interditou o local onde a baleia estava na praia.
Biólogos do Instituto Gremar estiveram no local para realizar a autópsia e tentar apurar as causas da morte do animal, que apresentava sinais de suposta lesão provocada por petrecho de pesca.
Segundo consta, trata-se da primeira jubarte que aparece morta no litoral paulista, no início da temporada das baleias deste ano na região. Na temporada de 2021, dez baleias-jubarte foram mortas no Litoral Norte.
Neste período, de junho até setembro, as baleias deixam as águas mais frias em direção as águas mais quentes, no sul da Bahia, região de Abrolhos, onde se reproduzem. O caminho passa justamente pela costa paulista que nos últimos anos tem registrado um crescente aumento nas baleias avistadas.
Em Ilhabela, por exemplo, foram mais de 125 exemplares avistados no ano passado, segundo o projeto Baleia à Vista. A avistagem de baleias transformou-se em campanha turísticas para as prefeituras da região. As prefeituras de Ilhabela, São Sebastião e Paraty apostam neste tipo de turismo para atrair turistas na baixa temporada. Tem funcionado, centenas de turistas buscam a região, principalmente, Ilhabela, para ver de perto uma baleia. Foram criadas, inclusive, normas e regras para uma avistagem e aproximação segura para os animais e turistas.