A vereadora paulista, Erika Santos Silva (Foto), mais conhecida como Erika Hilton (PSOL), ativista dos direitos negros e LGBTI, que preside pelo segundo ano consecutivo a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo e a inédita CPI da Violência contra pessoas trans e travestis, estará na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, participando de um encontro em São Sebastião.
A vereadora, que foi a mais votada do país em 2020, com 50.508 votos, se tornando a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo, estará às 19 horas, do dia 3, no Espaço Escambau de Cultura, em Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião, onde falará sobre Estratégias de luta para transformar e refundar o Brasil.
Como convidada especial do encontro estará a vereadora de São Sebastião, Pauleteh Araújo (Progressistas), primeira vereadora trans a assumir o cargo no legislativo do Litoral Norte. Pauleteh assumiu a vaga do vereador Daniel Simões, que viajou para Miami (EUA). Para assumir a vaga, Pauleteh precisou entrar na justiça pois o presidente da Câmara de São Sebastião, José Reis, não permitia a sua posse.
Empossada como a nova líder do PSOL em São Paulo, Erika, assumiu a liderança da bancada do PSOL, a terceira maior da capital paulista, até o fim do ano de 2022, no dia 9 deste mês, entrou com queixa-crime contra o vereador Camilo Cristófaro por suas falas racistas durante CPI na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Erika tem 29 anos e natural da cidade de Franco da Rocha e iniciou curso de pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos.