São Sebastião cria projeto de trilha para pessoas idosas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), em parceria com as secretarias de Turismo (SETUR), Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Meio Ambiente (SEMAM), Gabinete, Segurança (SEGUR) e Defesa Civil, inicia neste sábado, dia 28, a programação do projeto Trilha para a pessoa idosa.  A prefeitura adquiriu 30 cadeiras de rodas adaptadas para permitir as atividades de quem tem mobilidade reduzida.

O primeiro dia da programação aconteceu neste sábado, das 7h às 11h e através de uma trilha para as cachoeiras Hidromassagem e Pedra Lisa, em Boiçucanga. A saída foi de Juquehy. As atividades do Trilha para a Melhor Idade prosseguem nos dias 13 de agosto, 08 de outubro e 03 de dezembro.

Dia 13 de agosto a trilha será entre as praias de Cambury e Camburizinho; no dia 08 de outubro visita à praia e cachoeira de Calhetas e no dia 03 de dezembro será a vez da trilha Maresias-Paúba.

 

Esporte de aventura

 

A iniciativa faz parte do Projeto de Turismo de Aventura Especial – “Aventureiros Especiais”, elaborado, em 2018, pela SEPEDI e SETUR com o objetivo de promover acessibilidade e inclusão social.

O projeto se tornou possível em função da priorização de políticas públicas inclusivas na atual gestão, em acordo com a legislação vigente. De acordo com o texto do projeto, o seu desenvolvimento fica a cargo da SEPEDI, em parceria com SETUR e SEMAM.

Na proposta consta também a estruturação e adaptação dos pontos que serão explorados, de modo a ampliar o acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, quer sejam idosos, crianças, gestantes, entre outros.

A Prefeitura realiza mapeamento da acessibilidade turística, a segurança e a qualificação do receptivo turístico local para o atendimento adequado desses públicos; além de propor e divulgar roteiros adaptados em diferentes segmentos turísticos, tais como Turismo de aventura adaptado, cultural, Ecoturismo, entre outros.

 

Cadeiras adaptadas

 

A Prefeitura de São Sebastião adquiriu 30 cadeiras de rodas adaptadas para permitir as atividades de quem tem mobilidade reduzida. A cadeira, especialmente desenvolvida para prática do montanhismo, e também utilizada em outras atividades, pode ser encontrada em 40 pontos pelo Brasil. É a mesma comprada pelos governos estadual e federal para utilização em parques

As cadeiras suportam até 90 quilos e são equipadas com cinto de segurança, apoios para cabeça e pés e freio estacionário com intuito de garantir mais segurança aos usuários.

Além de permitir as atividades de quem tem mobilidade reduzida, os equipamentos podem ser usados também para resgate em caso de acidentes em pontos de difícil acesso nos parques.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *