Caraguatatuba é premiada por monitorar via satélite ocupações irregulares e impactos ambientais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu nesta terça-feira (24) o Prêmio InovaCidade com o projeto de “Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais”, da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento. A premiação do Instituto Smart City Business America reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O evento aconteceu no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, durante a abertura do Smart City Business Brazil Congress (Congresso Brasil de Negócios para Cidades Inteligentes), com a presença de diversos prefeitos do Brasil, incluindo o da capital paulista, Ricardo Nunes.

Das 96 iniciativas inscritas por órgãos da administração pública, empresas e entidades da sociedade civil, 24 projetos foram considerados inovadores pela comissão julgadora. Após a cerimônia de abertura, o congresso segue nos dias 25 e 26 de maio, a partir das 9h, no Pro Magno Centro de Eventos, na Capital.

Caraguatatuba vem passando por intenso processo de crescimento urbano nos últimos anos, chegando a estar na 13ª posição do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios – Mercado Imobiliário, estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista Exame.

Para acompanhar e receber alertas decorrentes das alterações em todo o território do município, o Departamento de Estatística e Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento implantou uma solução de monitoramento com imagens de satélite de alta resolução capazes de identificar com precisão o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e degradação da vegetação, além de servir de ferramenta para a tomada de decisão na adoção de políticas públicas que contemplem as necessidades da população.

Esse monitoramento criou subsídios fundamentais para um amplo entendimento da dinâmica de alteração do uso e cobertura do solo no município, apoiando as fiscalizações em campo de forma rápida e assertiva, impactando fortemente a melhoria de vida de toda a população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, redução das invasões de áreas irregulares, redução do descarte irregular de entulho, redução do desmatamento e atualização do cadastro imobiliário.

Na avaliação do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a implantação desse programa ajuda no desenvolvimento do município, principalmente do ponto de vista ambiental evitando tragédias como a Catástrofe de 67 quando morros caíram na região central da cidade.

 Imagem captada durante o projeto de Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais de área de descarte de entulho em 2018 (Divulgação/PMC)

“Temos trabalhado muito a questão das ocupações irregulares por meio de monitoramento de vários setores, junto com o Programa de Regularização Fundiária que dá dignidade às famílias que até então não tinham direito a nenhuma infraestrutura e, ao mesmo tempo, também evitamos novas invasões. Todos esses programas são trabalhados dentro do nosso Plano Diretor para um crescimento sustentável do nosso município”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *