Petrobrás testa robô para reduzir exposição de brigadistas em suas unidades

A Petrobrás está testando um robô capaz de reduzir a exposição dos brigadistas em cenários de combate a incêndio. O protótipo criado pela empresa Unidroid foi testado na Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (Revap). A informação é do site Petronotícias. O equipamento passou por testes também na Refinaria de Paulínia (Replan).  Além de ajudar a preservar a segurança dos brigadistas, o robô permite resposta mais rápida e eficiente às emergências.

O equipamento possibilita ainda acesso a locais onde não é possível o uso das viaturas de combate tradicionais. Ele também é resistente a altas temperaturas e pode ser controlado a distâncias de até 600 metros, permitindo que os brigadistas atuem afastados da zona de risco. A Unidroid foi contemplada no edital de 2020 do Programa Petrobrás Conexões para Inovação – módulo Startups. A aplicação tecnológica foi desenvolvida especialmente para a Petrobrás e é a primeira no mundo adaptada para a indústria de óleo e gás e para área classificada com risco de atmosfera inflamável.

 

 

O Petronotícias entrevistou o consultor de Segurança de Processo da estatal, Laurence Pereira Siqueira, que explicou que a empresa já possuía um robô com boa base de engenharia a partir da qual foi possível aperfeiçoá-lo com uma versão direcionada ao combate a incêndio nas refinarias da companhia: “Fizemos diversas melhorias com a inclusão de acessórios de combate, facilidades de operação, requisitos de segurança, resistência a fogo, aumento na vazão de água e inclusão de monitoramento por câmeras térmicas, câmeras em HD colorida e óculos de realidade aumentada.

” Em 2023, a Petrobrás já poderá ter os robôs disponíveis para operação nas refinarias. O protótipo está apto a operar também em área offshore, com algumas modificações quanto ao tipo de esteira e materiais em função da salinidade das plataformas.

Para o diretor de engenharia da Unidroid, José Carlos de Castro, a parceria com a Petrobrás foi uma alavanca para a empresa: “A participação no edital foi uma oportunidade fantástica. Construímos um robô único no mundo aprovado para a indústria de óleo e gás e esperamos que muitos negócios surjam a partir de agora”.O programa nasceu do interesse da Petrobrás de estreitar o relacionamento com o ecossistema de inovação, especialmente com startups e pequenas empresas de base tecnológica. O investimento direcionado às empresas contempladas com o programa visa atender demandas mapeadas na companhia e o desenvolvimento ágil de soluções com possibilidade de implantação na indústria de óleo e gás.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *