Greve prejudica transporte público em Caraguatatuba

A cidade de Caraguá amanheceu com menos ônibus circulando nesta sexta-feira (20). Os funcionários da empresa Praiamar, responsável pelo transporte coletivo em Caraguatatuba, iniciaram uma greve por melhores salários. Segundo a empresa, dos 50 ônibus, apenas 10 estão circulando.

A Prefeitura de Caraguatatuba informou, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, que foi notificada sobre a greve dos motoristas da empresa Praiamar Transportes, que está acontecendo na cidade desde cedo e que está acompanhando a operação a fim de garantir pelo menos 30% do transporte público funcionando, atendendo a população.

Segundo a Praiamar, o motivo da greve é a falta de possibilidade de acordo e negociação com a categoria no mês do dissídio, apesar de funcionários da Praiamar e representantes do Sindicato dos Motoristas (STTRUCA) terem se reunido no início da manhã para deliberar sobre a paralisação.

A Praiamar esclarece que todos os insumos e produtos tiveram reajuste e que o óleo diesel subiu mais de 150% no período. A empresa ressalta que a abertura do novo processo licitatório para o transporte coletivo, impede que ocorra qualquer investimento ou melhoria, já que o contrato se encerra em 22 de junho deste ano.

A Diretoria da Praiamar lamenta não ter viabilidade para conceder reajuste conforme a pauta de reivindicações, principalmente pela falta de subsídio do Município. Enfatiza ainda que a empresa nunca se negou a negociar as possibilidades desejadas pelo Sindicato, mas a concessão de qualquer reajuste tem a extrema necessidade de participação da Prefeitura, que se mostra omissa diante da gravidade da situação em que ela faz parte.

A prefeitura, por sua vez, informou que está cumprindo com sua parte do contrato com a empresa. Insatisfeita com os serviços prestados pela Praiamar, a Prefeitura inicia audiências públicas para discutir com a população a contratação de uma nova empresa a partir de junho deste ano.  O contrato com a Praiamar se encerra no dia 22 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *