Vendaval que atinge Litoral Norte é causado por ciclone com força de furacão

As prefeituras do Litoral Norte continuam avaliando os estragos provocados pelo vendaval que vem atingindo a região. As rajadas ultrapassaram 75 km/h provocando queda de arvores, falta de energia e destelhamento de casas. Não há registro de pessoas feridas, segundo os bombeiros.

 

As rajadas de até 75 km/h assustam os moradores, principalmente, durante a madrugada. Muita gente deixou de sair de casa preocupada com os fortes ventos provocados por um ciclone com força de furacão. O vendaval é causado pelo ciclone subtropical Yakecan ( que significa ” o som do céu” em tupi-guarani).

 

O ciclone chegou na segunda-feira(16) à costa do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e na terça (17) atingiu o litoral paulista. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet). Segundo o instituto, o ciclone começou na noite de segunda, no Rio Grande do Sul, ficou mais intenso na terça e, agora, deve se deslocar em direção ao mar.

 

Queda de árvore em Ilhabela

 

A defesa civil mantém alerta sobre a ocorrência de ventos fortes e queda brusca na temperatura nos próximos dias. A Marinha, por sua vez,  informa que o mar está agitado com ondas de até 3 metros de altura, recomendando que as pessoas evitem ir ao mar.

 

Vendaval danificou estrutura do centro de eventos em Caraguatatuba

 

Ontem, a queda de árvores atingiu a rede elétrica provocando queda de energia em Caraguatatuba e Ubatuba. O vendaval que atinge Ubatuba desde ontem (18) ocasionou quedas de energia de norte a sul do município. Segundo a concessionária de energia Elektro, mais de 200 ocorrências foram registradas de ontem até a manhã desta quinta-feira (19).

A concessionária está contando com apoio constante da Defesa Civil da cidade para providenciar o restabelecimento de toda a rede, e informou que ainda hoje mais equipes técnicas de outras regiões virão para Ubatuba reforçar o contingente.

Em Caraguatatuba, ocorreram queda de energia no Sumaré, Capricórnio, Estrela D’Alva, entre outros bairros. A EDP, concessionária que atende a cidade informou que os fortes ventos que estão atingindo a região desde a madrugada de terça(17) impactaram as redes elétricas em pontos da cidade, elevando o volume de ocorrências. A atuação da companhia segue de forma contínua, com equipes reforçadas, no reparo dos danos causados, principalmente, por conta de galhos, objetos projetados à rede.

A EDP informou que busca a solução o mais rápido possível e com a máxima segurança para a população e colaboradores envolvidos, sendo que o tempo de normalização do serviço varia de acordo com a complexidade de cada caso. A concessionária alertou sobre medidas de segurança: No caso de incidentes relacionados ao sistema de energia, como árvores caídas sobre a fiação, não se aproxime do local e comunique a EDP.

Em Caraguatatuba, a escola Profª Antonia Ribeiro da Silva, suspendeu as aulas na manhã e tarde desta quinta (19), devido ao destelhamento do ginásio de esportes. As aulas retornam a normalidade a partir de amanhã, sexta (20).

As prefeituras de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela continuam fazendo a retirada de árvores derrubadas pelo vento. Em Ilhabela, a Defesa Civil de Ilhabela já providenciou a retirada de uma árvore de grande porte na avenida Perimetral Norte, na altura do nº 7.401, que causou a interdição do acesso às praias da Pacuíba e Jabaquara, na região Norte do município.

Segundo a Defesa Civil, para retirar a árvore foi preciso que a Elektro, concessionária de energia que atende a ilha, desligasse a rede primaria, atingida pelos galhos.

.

Previsão meteorológica

A Defesa Civil já havia emitido uma nota de alerta de previsão meteorológica para toda esta semana (de 16 a 20 de maio), com ocorrências de ventos fortes e queda brusca na temperatura.

Com relação aos ventos, a previsão é de correntes entre 62km/h a 88 km/h para todo o Litoral do estado, podendo ocasionar ressaca, com ondas de até 3 m. Já com relação à temperatura, a previsão é o avanço de uma intensa massa de ar polar em todo o território paulista, podendo o Litoral do Estado chegar a marcar de 6ºC a 10ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *