Foi realizada neste fim de semana em Angra dos Reis, a segunda rodada da superliga de futebol Guarani. A competição reúne oito times de aldeias de três estados. A final da superliga será disputada no final do ano no estado de São Paulo. Considerada a oitavas de final da competição, disputaram o título duas equipes de aldeias do Rio de Janeiro: Flamenguinho e Maricá. Foto: Reprodução G1 RJ.
O futebol é uma das maiores atividades nas aldeias brasileiras. E, vem crescendo cada vez mais, o número de participantes, inclusive, crianças e mulheres. O sociólogo guarani, Algemiro da Silva, da aldeia Sapukai, em Angra, comentou que o futebol já se tornou uma tradição nas aldeias.
No estado de Santa Catarina, no ano passado, um campeonato local, dez times femininos e dezesseis masculinos disputaram a competição. Na Superliga, são cinco times de aldeias do Rio de Janeiro, quatro de Angra e uma de Paraty. A região conta com o maior número de guaranis.
Na abertura, no sábado(14), teve desfile das equipes participantes, homenagens e os indígenas cantaram o hino nacional em guarani e teve muita torcida na arquibancada. Duas equipes feminina abriram a rodada, ambas dde Angra e Paraty.