A sebastianense Sophia Medina, de 16 anos, irmã do tricampeão Gabriel Medina ,acabou sendo eliminada ontem, sábado (domingo na Austrália), da primeira etapa do Challenger Series, o Mobile Gold Coast, que acontece em Snapper Rocks, na Austrália.
O Challenger Series, disputado em oito etapas, classifica as 6 melhores do ranking para o Championship Tour da World Surf League em 2023, a elite do surfe mundial.
Sophia disputou a segunda bateria tendo como adversárias a australiana Sayly Fittzgibbons, a francesa Pauline Ado e a americana Kirra Pinkerton. A bateria foi vencida pela americana Kirra Pinkerton(12, 70); a australiana Sayly Fittzgibbons ficou em segundo com nota 12,56; a francesa ficou em terceiro, com 10,90 e Sophia na quarta posição com 8,80.
Sophia com a eliminação está em 49ª lugar no ranking que tem 64 surfistas. As brasileiras Laura Raupp e Summer Macedo também foram eliminadas na primeira etapa. Apenas Tatiana Weston Webb avançou para a etapa seguinte da competição.
A surfista sebastianense não foi bem na estreia da competição, mas está em grande fase, recentemente, sagrou-se campeã sul-americana da temporada 2021/2022 da Liga Mundial de Surfe (WSL e poderá se sair muito bem nas sete etapas restantes.