Aldeia Boa Vista em Ubatuba promove seu 5º Festival da Cultura Guarani

Programação inclui canto, dança, pintura corporal, artesanato e gastronomia

A aldeia Boa Vista de Ubatuba realizará entre os dias 13 e 15 de maio, das 9h às 16h, o 5º Festival da Cultura Guarani. O evento é aberto a população, com entrada a R$ 10,00 e mais um quilo de alimento não perecível. A aldeia fica na Estrada da Boa Vista, km 29, no bairro do Prumirim.

Reunindo diversas atividades e comidas típicas, o festival promete oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar a cultura indígena. A programação terá canto, danças, arco e flecha, pintura corporal, artesanatos e gastronomia.  O 5º Festival da Cultura Guarani visa preservar e divulgar as tradições e identidade dos indígenas da Aldeia Boa Vista.

A Aldeia Boa Vista é habitada pelo povo indígena Guarani Mbya, que, além de ocupar terras em outras regiões do Estado de São Paulo, possui comunidades no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

A Aldeia Boa Vista Tekoa Ñasdeva’e Yuy Marãeyre. situada no sertão do Prumirim, se formou em meados de 1960 por 3 famílias vindas da Aldeia de Rio Silveira, que fica na costa sul de São Sebastião.

O acesso à Aldeia Boa Vista é feito pela Rodovia Rio-Santos (BR-101), na altura do Km 29,5( sentido Ubatuba-Paraty), cerca de 500 metros antes da Cachoeira do Prumirim. A entrada para a aldeia está localizada a 1,5 Km da rodovia

Vivem na aldeia cerca de 60 famílias, que sobrevivem da agricultura e da venda de artesanato. Em 1982 iniciou-se o processo de reconhecimento e demarcação das terras indígenas no Estado de São Paulo, inclusive o da Aldeia Boa Vista, homologada em 1987, garantindo o direito de 920,66 hectares.

No ano passado, o cacique da aldeia Altino Wera Mirim deixou o cargo para seu filho, Marcos Tupã. Altino ficou como conselheiro da aldeia. A aldeia completou 50 anos de existência em 2020.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *