Capitão dos bombeiros de Fort Lauderdale(EUA) participa da Jornada de Gestão de Emergências em Desastres Naturais em São Sebastião

O capitão Gabriel Zahora, do Corpo de Bombeiros da cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, está em São Sebastião participando como convidado da Jornada de Gestão de Emergências em Desastres Naturais a convite da prefeitura local. A vinda dele a São Sebastião faz parte de um protocolo entre cidades-irmãs.

Zahora está diretamente envolvido no Departamento de Operações Especiais. Ele é membro das equipes de Resgate Técnico (TRT), Materiais Perigosos (HAZMAT), Resgate Aéreo e Combate a Incêndios (ARFF) e Combate a Incêndios e Mitigação Marítima (MARINE).

A jornada tem cinco módulos:

1) Investigação e análise de risco: Identificar as vulnerabilidades, e deduzir como ela poderia ser afetada pela materialização dos riscos.

2) Mitigação: Desenvolvimento de métodos para elaborar programas de trabalho para prevenir, evitar, mitigar ou interceptar as consequências dos perigos.

3) Preparação: Mecanismos para treinar e equipar tanto a Comunidade quanto as Forças para planejar uma resposta de emergência.

4) Resposta: Procedimentos, logística, coordenação e mecanismos de trabalho, tanto para o equipamento do Estado como em sua interação com o setor privado. Sistema de Comando de Incidentes.

5) Recuperação: Provisão de recursos materiais, humanos e gestão financeira. Articulação com seguros, voluntários e doações.

Agenda

Desde que chegou, o capitão Gabriel Zahora tem participado de uma série de atividades. Teve reuniões na Secretaria de Saúde (SESAU) com as forças de emergência; na Central de Regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); com equipes do SAMU na Costa Sul; fez visita técnica ao Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga; treinamento teórico no Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar), em Maresias, Costa Sul, e reuniões técnicas com a Defesa Civil do município e com o COI (Centro de Operações Integradas).

Na quinta-feira (28), Zahora acompanhou atividade desenvolvida pelo programa “SAMUZINHO na Escola”, que acontece através do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, em parceria com a Faculdade de São Sebastião (FASS).

Destinado a alunos do 4º ano da rede municipal de ensino, o projeto visa conscientizar alunos e pais sobre a atuação do serviço de urgência, os riscos de acidentes domésticos, as consequências de realizar trotes e como agir em situações emergenciais até que a assistência médica chegue.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *