Crescimento de roubos e furtos faz governador de SP trocar comandos das policias Militar e Civil

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), decidiu trocar os comandos das polícias Militar e Civil. O coronel Ronaldo Miguel Vieira, que liderava o Batalhão de Choque, assume o comando da Polícia Militar, substituindo o coronel Fernando Alencar, que estava no posto desde março de 2020.

Ronaldo Miguel Vieira, de 51 anos, ingressou na corporação em 1989 e foi promovido a coronel em 2019. Além do Choque, ele comandou o Policiamento de Área Metropolitano-1, a Casa Militar, a Companhia Territorial e do Policiamento de Área e o Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e outros cinco batalhões.

O novo Delegado-Geral da Polícia Civil é Osvaldo Nico Gonçalves que assume no lugar de Ruy Ferraz Fontes, que era o delegado-geral desde o início de 2019.

Nico Gonçalves, têm 65 anos, ingressou na Polícia Civil em 1979, como investigador. Ele foi o fundador do primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE), chefiou as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra), do Grupo Especial de Resgate – GER, unidade especializada na soltura e livramento de reféns, e foi delegado de polícia na capital, estando à frente de grandes eventos, como a visita do Papa Bento 16, em 2007, e a Copa do Mundo de 2014.

Rodrigo Garcia é candidato à reeleição e pretende anunciar novas medidas na área de segurança nas próximas semanas. Balanço do primeiro trimestre de 2022 divulgado ontem, segunda-feira(25), mostra que apesar da queda no número de  homicídios, o Estado teve crescimento no número de roubos e furtos.

Litoral Norte

O Governo do Estado decidiu trocar novamente, em abril, o comando do CPI-1(Comando de Policiamento do Interior), situado em São José dos Campos e responsável pela segurança nas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, considerada uma das regiões mais violentas do estado de São Paulo.

O atual comandante, Rodrigo Arena, que havia sido nomeado em 12 de fevereiro, será substituído pelo coronel  Carlos Henrique Lucena Folha, de 49 anos. O governo do estado não justificou o motivo da troca de comando.

Balanço

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira(25) as estatísticas referentes ao primeiro trimestre de 2022. Entre os meses de janeiro, fevereiro e março o Litoral Norte registrou 19 homicídios, 22 tentativas de homicídios, 36 estupros, 254 roubos, 11 roubos de veículos e 1.254 furtos.

Caraguatatuba continua sendo a cidade mais violenta da região com 11 homicídios, 13 tentativas de homicídios, 15 estupros, 134 roubos a mão armada, 7 roubos de veículos e 478 furtos.

Ubatuba é a segunda cidade mais violenta do Litoral Norte com 6 homicídios, 5 tentativas de homicídios,   9 estupros, 73 roubos a mão armada e 513 furtos nos primeiros três meses do ano.

São Sebastião registrou entre janeiro e março dois homicídios, quatro tentativas de homicídio, dez estupros, 41 roubos a mão armada, quatro roubos de veículos e 280 furtos.

Ilhabela foi a única cidade da região que não registrou morte violenta e nem tentativa de homicídio nos primeiros três meses deste ano. A cidade registrou dois estupros, seis roubos a mão armada e 112 furtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *