O International Paint Ubatuba Sailing Festival 2022, aconteceu no último final de semana, de 21 a 24 de abril em Ubatuba, a competição é válida como a primeira etapa do Campeonato Paulista de Veleiros de Oceano e contou com a participação de 54 equipes e mais de 300 velejadores. A regata foi realizada nas proximidades da Ilha Anchieta, da Ilha Vitória e da Ilha do Mar Virado – na região Sul do município.
Com a realização de 4 regatas bastante técnicas em quatro dias de competição, terminou na tarde deste domingo o International Paint Ubatuba Sailing Festival, competição válida como a primeira etapa do Campeonato Paulista de Veleiros de Oceano e que contou com a participação de 54 equipes e mais de 300 velejadores. Disputaram o campeonato paulista os veleiros das classes ORC e RGS A e B.
E, após as 4 regatas a equipe Bruschetta, de Evandro Csordas, foi a campeã, com 6 pontos acumulados, apenas um a mais do segundo colocado, o Phoenix, do comandante Eduardo Souza Ramos. Na terceira colocação geral, o barco King, comandado por Fabio Cotrim Barbosa, também com 7 pontos.
Dentre os veleiros da BRA-RGS, que disputavam o título de campeões paulistas, dois barcos “estrangeiros” levaram o primeiro e terceiro lugares. Vindo do Rio de Janeiro a equipe do Grêmio de Vela da Escola Naval, Bijupirá – Capemisa, comandado por Caio De Pinho Dias, foi o campeão, com 3 pontos acumulados nas quatro regatas. O paulista Beleza Pura 2 foi o segundo, com 4 pontos. Em terceiro, na RGS, o também carioca Saravah, com 6 pontos acumulados.
A cerimônia de premiação consagrou, além dos veleiros da ORC e RGS, os campeões das demais classes participantes. Na RGS C, a vitória foi do Mais Rabugento, comandado por Pedro Henrique dos Santos , que acumulou 3 pontos nas quatro regatas disputadas. A equipe Escapada, de Eloi Junqueira, foi a segunda colocada, com 6 pontos. Com 7 pontos, o Lucnan, de Elezier Solidonio da Cruz, foi o terceiro colocado.
O Reforça D4, comandado por Phelippe Serrano, foi o vencedor da Classe Multicasco, somando 3 pontos, seguido do Guará 3, de Valdeci Donizete Gonçalves, em segundo, com 6 pontos e com o Maré XX, de Benoit Joufflineau, com 12 pontos acumulados, na terceira colocação. Em quarto, o Savage I, de Wellington Dourado, com 12.
A Classe Bico de Proa A teve como campeões a equipe do Sense, comandado por Augusto Sottano, que terminou o campeonato com 3 pontos acumulados. Em segundo, na classe, outro barco do Grêmio de Vela da Escola Naval, o João das Botas, comandado por Douglas da Costa Alves, que terminou o campeonato com 6 pontos acumulados. Com os mesmos 6 pontos, o For Sale, comandado por Fabrizio Nogueira Marini, foi o terceiro da classe.
Encerrando a galeria de campeões, o SS Gomes, de Netuno Trindade, foi o campeão da Bico de Proa B, com 3 pontos. Em segundo, o Neptuno, comandado por Ciro Rossetti, com 7 pontos. O Kapalua I, comandado por Marcos Dertinati, com 12 pontos acumulados, foi o terceiro.
Mesmo não tendo conseguido o número mínimo de veleiros inscritos, que seriam três, os dois competidores de veleiros clássicos, André Torrente, do Kakalé, e Marcus Vitureira, do São Joaquim IV receberam troféus pela participação no campeonato.
Disputaram o campeonato paulista os veleiros das classes ORC e RGS A e B, e foram quatro dias de competição com a realização de 4 regatas bastante técnicas. A disputa foi desafiadora, pois as condições de vento estavam instáveis na região de Ubatuba.
O International Paint Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube, têm patrocínio da International Paint, Marinha do Brasil, ABVO, BRA-RGS, FEVESP, Prefeitura de Ubatuba, Ubalegria, North Sails, Farol das Tintas, Postos Flutuantes Imola e Mônaco, Cervejaria Madalena, VBros, NautiBelle e Balaio de Ideias.