A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria municipal do Ambiente com o apoio do Departamento de Vigilância Ambiental realizaram ontem, 22, a captura de um filhote de Jaguatirica.
O animal foi encontrado em uma área residencial no bairro Parque Verde. A Jaguatirica foi capturada e levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Eletronuclear. O animal deverá ser solto posteriormente à natureza.
A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais lista a jaguatirica como animal em risco de extinção. No Brasil, apenas a subespécie L. p. mitis foi considerada em alguma categoria de ameaça, mas atualmente ela não figura na lista nacional. O animal já foi muito caçado por conta do comércio ilegal de peles e vendida como animal de estimação, mas a maior ameaça é a destruição e degradação do seu habitat. A sua beleza e relativa docilidade já fizeram com que a jaguatirica fosse desejada como um animal de estimação exótico. Por ser de porte relativamente menor, a espécie não traz problemas com ataques a seres humanos, mas pode causar problemas com ataques a galinheiros.
A prefeitura recomenda que caso forem avistados animais silvestres em perímetros urbanos, acione a Secretaria do Ambiente pelo número, 33712687 ou Corpo de Bombeiros através do 193.