A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, já teve a sua primeira inscrição. Rudá 1, que conta com uma tripulação 100% feminina para participar das regatas da competição, que será realizada entre os dias 23 e 30 de julho.
“Nossa semana de vela é um dos mais importantes eventos da vela nacional. Além da tradição, de ser realizada há 49 anos, coloca a cidade no cenário mundial da vela com a participação de barcos e velejadores internacionais, medalhistas olímpicos e campeões mundiais. Um evento com marca registrada de Ilhabela, a Capital Nacional da Vela”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
A maior competição de vela de oceano do país e uma das mais importantes da América do Sul está aberta aos veleiros das classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco. As inscrições podem ser feitas no site – https://www.sivilhabela.com.br/.
O barco Rudá 1, primeiro inscrito, será capitaneado pela velejadora Daniela Sanchez e contará com a presença de Andrea Grael, Renata Belotti, Isabela Malpighi, Valeria Ravani, Cris Lueth, Daniela Naegeli e Marcia Sato na tripulação.
“A tripulação do Rudá 1 será composta por um grupo de amigas muito queridas, que se conhecem de muitas velejadas, risadas e histórias na água. O vínculo que nos une é a amizade e a paixão por velejar. Formar uma tripulação totalmente feminina foi absolutamente natural, nem imaginei fazer de outro jeito. É uma ideia e uma experiência super gostosa. Nosso objetivo é velejar bem e se divertir muito”, destacou a comandante, Daniela Sanchez.
Esposa do multicampeão Torben Grael e mãe da bicampeã olímpica Martine Grael, Andrea Grael é um dos grandes nomes entre as mulheres velejando desde 1977. Ela também estará à bordo do Rudá 1 e enaltece a participação feminina na Vela de Oceano: “Ocupamos espaços e comandos em algumas embarcações e também em determinadas competições, onde fomos grandes destaques. Toda essa contribuição que a mulher pode dar para a Vela de Oceano é muito grande. Estou muito feliz em participar da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, com esse grupo de mulheres. Estamos bem animadas para a competição,” disse Andrea.
Andrea lembra com carinho de uma conquista em Ilhabela em 1996 onde teve dupla comemoração: “Não lembro quantas vezes venci, mas uma que guardo com carinho, foi em 96, quando o Guga Zarif correu no Magia IV e eu era da tripulação. Enquanto isso, Torben estava na Olimpíada de Atenas. Nós ganhamos e o Torben foi ouro lá. Foi muito legal a dupla comemoração”.
A programação da 49ª Semana Internacional de Vela terá início no dia 23 de julho com o credenciamento, reunião dos comandantes e a abertura oficial. O primeiro dia de competições será o domingo (24), com um Desfile de Barcos pela cidade e na sequência três regatas de percurso: a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil para classes ORC, BRA-RGS (A e B) e Clássicos, Ilha do Toque-Toque na BRA-RGS (C), Bico de Proa, Mini e Multicasco e nas demais a Renato Frankenthal.
A segunda-feira (25) marcará o dia da Regata Vela do Amanhã com jovens talentos do esporte e de projetos sociais ligados à Vela. De terça-feira a sábado (26 a 30), estão previstas regatas todos os dias e a premiação final na noite de sábado.