A Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião faz um trabalho de resgate de uma das principais manifestações religiosas, culturais e folclóricas da região: a Folia de Reis. A entidade produziu e exibe nas redes sociais documentários sobre a Folia de Reis. Em São Sebastião, há três Folias de Reis: Folia de Reis Morro do Abrigo, Folia de Reis Pontal de Cruz e Cia. De Reis do Litoral.
O documentário que pode ser assistido abaixo, fala sobre a comunidade do Pontal da Cruz, que tradicionalmente se reúne anualmente, entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, no Campinho de Areia do Pontal (Alameda Santana) para realizar a manifestação. O festejo conta com decoração e programação tradicionais. O grupo se reúne na Fazenda Santana para o primeiro canto. Em seguida, os foliões caminham pela rua até a chegada ao 1º arco; o 2º e o 3º arcos também são cantados, assim como o coro do nascimento do menino Jesus. Os arcos simbolizam as barreiras que foram enfrentadas pelos Santos Reis em sua caminhada. Após a celebração, os convidados participam de um baile, que segue até o amanhecer.
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
A manifestação apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares, como Congada, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.
No Pontal da Cruz, a festividade acontece anualmente e toda renda e doações recebidas serão repassadas à comunidade em forma de confraternização. A Folia é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião em parceria com o grupo folclórico de Folia de Reis Associação da Bandeira do Divino Pontal Total, do Pontal da Cruz.