Furtos de fiação de iluminação pública e privada crescem no Litoral Norte

Os furtos de fiação de iluminação pública e em comércios vem crescendo em todo o Litoral Norte. Esta semana, um comércio situado na avenida Castelo Branco,  região central de Caraguatatuba, teve sua fiação furtada. O prejuízo foi de cerca de R$ 2 mil, segundo o proprietário do estabelecimento. Ontem, a Guarda Civil de Bertioga conseguiu prender dois homens por furto de fios da iluminação pública. Em Ubatuba, a prefeitura registrou vários boletins de ocorrências pelo furto de fios em praças e na orla da cidade.
Bertioga
A Guarda Civil Municipal de Bertioga (GCM) apreendeu em flagrante, na madrugada de ontem, quarta-feira (13), dois homens por furto de fios da iluminação pública. A ação aconteceu próximo ao Terminal Rodoviário, no bairro Vista Linda.
O efetivo foi acionado pelo Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe), através de denúncia pelo 153. De acordo com a GCM, havia mais um indivíduo, mas fugiu com a chegada dos guardas. Um dos capturados tem 19 anos e o outro 21.
Os indivíduos detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Com eles foram apreendidas uma pá, enxada, picareta, chibanca, vanga, uma faca de mesa, alicate e cerca de 150 metros de fio de energia.
A Prefeitura realiza periodicamente diversas ações para reforçar a segurança no Município. Exemplo disso é a operação ‘Ferro Velho’, força-tarefa que tem o objetivo de combater a receptação de materiais de origem ilícita, provenientes de vandalismo ou furtos.
O Município também conta com o patrulhamento da GCM por toda a cidade e o monitoramento 24 horas do Coibe.  As denúncias podem ser feitas pelo 153, do Coibe, ou pelo 190 da Polícia Militar.
B.O

A Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas, tem registrado Boletins de Ocorrência (B.O) denunciando furtos de fiação elétrica em diversos pontos da cidade.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Ivanderlei Barbosa, explica que crimes dessa natureza sempre existiram, mas que as ocorrências se intensificaram no último mês. “Somente na orla da Praia do Perequê-Açú, conforme boletim registrado no último dia 24 de março, foram furtados 340 metros de cabos de energia, que comprometem a iluminação do município”, informou o secretário.

A lista de locais onde os furtos acontecem é extensa, como pista de skate, Praça 13 de Maio, orlas das Praias da Lagoinha e do Itaguá, Rua Cunhambebe, Caisão, Praça da Matriz e do Cristo e até mesmo às margens da Rodovia Oswaldo Cruz. Os furtos também acontecem em pontos turísticos da cidade.

De acordo com Ivanderlei, há casos em que os cabos de energia são repostos e furtados novamente no mesmo dia. “Pedimos o apoio da população para que denunciem os furtos e nos ajudem a combater esse tipo de criminalidade que coloca em risco até mesmo a segurança da população”.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba, Major Edilson Ramos de Oliveira, ressalta que a Polícia Militar e a Guarda Municipal têm intensificado a fiscalização contra esse tipo de furto do município.

“As forças de segurança trabalham na prevenção. O patrulhamento é ostensivo, mas a colaboração da população é importante, por isso, ao perceber alguém mexendo na fiação ou que indique uma ação suspeita dessa natureza, acione a PM pelo 190 ou a GCM pelo 153. Quando há denúncias eles verificam e realizam uma abordagem imediata”, explicou o Major, destacando ainda que a Polícia Civil do município já tem um mapeamento dos lugares com maior incidência de furto e que serviços de investigação são realizados para se chegar a quem furta e também aos receptadores dos produtos furtados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *