O show “Elis e Eu”, um encontro que promete ser especial e emocionante do público com a memória da cantora brasileira Elis Regina, conduzido pelo produtor musical e seu filho, João Marcello Bôscoli, será a principal atração do Festival Bossa & Choro, que acontece em Ilhabela, às 21h30 deste sábado(26). Na programação tem ainda, às 18h30, o grupo local, Felipe Bianchi Trio e ainda o show “João canta João”, onde João Sabiá faz um verdadeiro tributo a música popular brasileira, com músicas de João Gilberto, João Donato, João Bosco e João Nogueira.
Em uma hora e 20 minutos de apresentação, João Marcello Bôscoli resgata histórias da trajetória de Elis – algumas pouco conhecidas –, e os depoimentos ganham contornos em imagens de objetos, roupas e fotos de acervo familiar reproduzidos em um telão, além de trechos de shows no Olympia, em Paris, no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e nas TVs francesa e alemã. As memórias que saltam nas páginas de “Elis e Eu: 11 Anos, 6 Meses e 19 Dias com Minha Mãe” (Editora Planeta), livro lançado por Bôscoli em 2019 sobre seu dia a dia com a mãe, também permeiam o show.
Música não vai faltar, evidentemente, e com um presente: o público confere as versões inéditas a capela de “Águas de Março”, “Fascinação” e “Como Nossos Pais”. Quando lançou o espetáculo, Bôscoli afirmou “Sem nenhum acompanhamento musical, com a respiração dela, os barulhos, os ruídos que humanizam a performance. Separei as músicas para essa apresentação. É algo diferente e muito comovente. Uma coisa é ouvir Elis no computador, no som, outra é ouvir no palco”. Um show imperdível em Ilhabela!!!
Domingo
Luciana Mello é a grande atração de amanha, domingo (27/3), última noite de apresentações do Festival Ilhabela Bossa & Choro 2022, tendo como palco o Centro Cultural da Vila – centro histórico da cidade. O evento começa na sexta-feira (25/3) com apresentações de grandes nomes da música brasileira.
Nos fins da década de 50, aconteceu no Brasil uma grande movimentação musical que mudou para sempre a história da nossa Música Popular Brasileira. No Rio de Janeiro, nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Roberto Menescal entre outros, elaboram um novo estilo musical que uniu harmoniosamente o sofisticado jazz americano às batidas do samba brasileiro. Esses jovens músicos, compositores intérpretes criaram a Bossa Nova.
Para comemorar esse estilo que é, junto com o samba, a maior identidade musical brasileira, a cantora Luciana Mello apresenta o show “Luciana Bossa Nova” na noite do domingo (27/3) a partir das 21h30. Dona de uma belíssima voz, Luciana Mello interpreta alguns clássicos daquela época que a influenciaram, proporcionando ao público uma imersão emocionante nos anos dourados. Tudo isso, claro sem deixar de lado os grandes sucessos de seus 35 anos de carreira.
Ainda no domingo (27/3), a artista local Aline Outa abre os shows da noite às 18h30, seguido da apresentação da “As Choronas”, às 20h.
O Festival Ilhabela Bossa & Choro 2022 é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e todas as atrações são gratuitas. A programação começa na sexta-feira (25/3) com a artista local Dani Bruder, que abre o evento às 18h30, seguido da apresentação do Trio que Chora às 20h e às 21h30, Simoninha apresenta o show “Na onda da Bossa”.
Nos intervalos do evento, apresentações serão realizadas com os artistas locais Marcelo Totó e Erick Lins durante todos os dias.
Programação:
Festival Ilhabela Bossa & Choro 2022
Sábado 26/3
18h30 – Felipe Bianchi Trio
20h – João Sabiá com o show “João canta João”
21h30 – João Marcello Bôscoli com o show “Elis e Eu”
Domingo 27/3
18h30 – Aline Outa
20h – As Choronas
21h30 – Luciana Mello com o show “Bossa Nova”