A explosão de um transformador da EDP, localizado no bairro da Topolândia, em São afetou a distribuição de energia na cidade, em Caraguatatuba e, também, em Ilhabela, que é atendida por outra concessionária, a Elektro.
Segundo a EDP, a explosão do transformador ocorreu por volta das 14h50, interrompendo o fornecimento de energia em Barra do Una, Boissucanga, Maresias, Porto Novo(Caraguatatuba) e São Sebastião.
Ficaram sem energia 7955 clientes em Barra do Una, 15.298 em Boiçucanga, 6.051 em Maresias, 27.883 na região do Porto Novo em Caraguatatuba e 17.066 clientes na região central e Norte de São Sebastião. Totalizando 74.253 clientes.
As 15h05 foi normalizado o fornecimento de energia em Barra do Una, Boiçucanga, Maresias e Porto Novo. Clientes da região central e do norte de São Sebastião também tiveram a energia reestabelecida.
Cerca de 2.877 clientes de Ilhabela estão sem energia por que dependem do reestabelecimento da Estação Transformadora de Distribuição (ETD) ou Subestação de Energia (SE) atingida na Topolândia, em São Sebastião
A EDP informou que está restabelecendo os pontos que ficaram sem energia em São Sebastião e que está aguardando a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) realizar a abertura manual dos disjuntores que atendem a distribuição da EDP no Litoral Norte para reestabelecer a energia em São Sebastião.
Moradores de São Sebastião registraram a explosão do transformador. Inicialmente, imaginaram que teria havido uma explosão num dos tanques do Tebar(Terminal Marítimo Almirante Barroso). O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, postou a imagem nas redes sociais. Confira: