Na tarde do último sábado, dia 19, o Policiamento Ostensivo Náutico, realizado pela Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, apreendeu em Bertioga mais de uma tonelada de camarão estocados sem a declaração de estoque e sem a comprovação de origem.
A apreensão ocorreu no Mercado de Peixes da cidade. Durante a fiscalização, os Policiais Militares em contato com o proprietário, do box 10, o qual recepcionou a equipe, sendo solicitado as documentações dos crustáceos que estavam acomodados em um freezer do box, os quais estavam regulares.
Ato contínuo, a patrulha se deslocou a outro endereço que acomodava mais estoques do referido box, onde foi constatado dois exemplares de Garoupa Verdadeira, sendo aferido os comprimentos dos exemplares com a utilização de uma trena, ultrapassando a medida exata, e pesando um total de 33, 510kg e em outro freezer 579kg de camarão de cativeiro sem nenhuma comprovação de origem e 540kg de camarão rosa sem a declaração de estoque.
Diante dos fatos foi elaborado três Autos de Infração Ambiental por “Armazenar espécimes provenientes da pesca proibida e Armazenar pescados sem comprovante de origem”. A multa aplicada chegou a R$ 50 mil.
Todos os pescados foram doados a instituições, sendo: Rotary Clube de Bertioga, Casa de Apoio à Vida Caverna Adulão.