Fortes chuvas deixam desabrigados e 38 bairros sem água em Ubatuba

As fortes chuvas que caem no Litoral Norte, principalmente, em Ubatuba e São Sebastião, estão causando muitos problemas, entre eles, bairros e ruas alagadas e quedas de árvores em trechos das rodovias. Em Ubatuba, a Sabesp foi obrigada a interromper o abastecimento em 38 bairros devido aos problemas nas estações de tratamento. Existem famílias desabrigadas em Ubatuba. Em Caraguatatuba e Ilhabela até o momento não foi divulgado nenhuma ocorrência grave devido as chuvas.

Em São Sebastião, as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos estão em ação desde o início das chuvas para amenizar os impactos causados por alagamentos devido ao alto volume de chuvas em 24 horas (cerca de 300mm) e a alta da maré. A prefeitura recomenda que a população não enfrente alagamentos e em caso de emergência ligue para o 199.

Segundo a defesa civil, os bairros da costa sul foram os mais atingidos, entre eles,  Baleia Verde, Barra do Sahy e Barra do Una (Vila dos Mineiros). Ocorreram quedas de árvores na rodovia SP-55, na altura de Toque-Toque-Pequeno, mas a pista já foi liberada.

São Sebastião teve alagamento em vários bairros
Em Ubatuba, nas últimas 24 horas, choveu 200mm e a grande quantidade de água deixou o município em estado de alerta, causando o alagamento de diversas ruas por toda a cidade e famílias desabrigadas. A chuva, acompanhada de ventos fortes, se intensificou durante esta madrugada e a Defesa Civil trabalha para amenizar os riscos à população.

Algumas ocorrências de quedas de árvores também foram registradas, mas de acordo com os órgãos de defesa do município não há trechos bloqueados. Até a manhã deste domingo (20), quatro famílias do bairro Parque Anchieta ficaram desabrigadas e estão sendo assistidas na escola municipal Padre José de Anchieta, na região central. A prefeita Flavia Pascoal acompanha os atendimentos aos desabrigados.

A Defesa Civil de Ubatuba alerta que é extremamente importante que pessoas que se encontram em áreas de risco redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de encosta ou beirada de rio. Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar os locais atingidos e nunca enfrentar enxurradas. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 ou (12) 3832-6604 ou (12) 3833-7270.

A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram Ubatuba prejudicaram o tratamento e, consequentemente, o abastecimento de água de norte a sul do município, sendo mais afetados os bairros da região central.

O sistema Carolina foi impactado pela grande quantidade de areia, terra, pedras, galhos e lama que bloquearam as captações de água – o que afeta o transporte e a qualidade da água que chega à estação de tratamento. A Companhia interrompeu o abastecimento à população até que a água esteja em níveis adequados para tratamento e distribuição.

Foram diretamente afetados os bairros Barra Seca, Bela Vista, Centro, Coquerais, Domingas Dias, Enseada, Estufa, Estufa I e II, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Mato Dentro, Morro das Moças, Parque dos Ministérios, Pedreira, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Praia Grande, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sununga, Tenório, Toninhas, Usina Velha, Vale do Sol.

Equipes da companhia trabalham para retomar plenamente a produção, o tratamento e a distribuição de água. A previsão é que o abastecimento se normalize de forma gradativa ao longo deste domingo (20), lembrando que imóveis que possuem a caixa-d’água obrigatória serão menos afetados.

A Sabesp pede a colaboração de toda a população quanto ao uso consciente da água e informa que disponibilizou caminhão-tanque para casos emergenciais na área da saúde (UBS e Hospital de Ubatuba). Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195. A ligação é gratuita.

Paraty

A Prefeitura de Paraty, por meio da Defesa Civil informa que está monitorando os rios Mateus Nunes e o Perequê-Açu, que por causa das fortes chuvas elevou seu nível, podendo chegar a transbordar. Está previsto maré alta por volta das 15h30 na data de hoje, 20 de março. A Defesa Civil pede a atenção e colaboração dos moradores, que podem acionar o serviço pelo telefone 199 ou 33711168. Equipes das Secretaria de Obras, Assistência Social e Guarda Municipal também estarão de prontidão para o atendimento de eventuais ocorrências.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *