Fundação Florestal suspende turismo em rios, cachoeiras, encostas e cavernas devido as chuvas previstas

Considerando o aviso da Defesa Civil sobre a instabilidades gerada por uma frente fria que poderá causar chuvas fortes e contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo, todos os atrativos que envolvem rios, cachoeiras, encostas e até mesmo cavernas com risco de cabeças d’água das Unidades de Conservação de algumas regiões permanecerão fechados sábado, domingo e segunda.  

Ficarão fechados atrativos das UCs da região metropolitana da Capital (100mm), Baixada Santista (250mm), Litoral Norte (200mm), Vale do Paraíba (75mm), Campinas (75mm), Sorocaba (80mm), Registro (150mm) e Itapeva (80mm). Para aqueles que já haviam adquirido ingressos ou reservado passeio para as UCs, será possível solicitar reagendamento ou restituição integral do valor pago, em até 20 dias corridos da data do cancelamento, pelo e-mail ingressoonline@fflorestal.sp.gov.br. 

Confira a relação das UCs que terá o funcionamento dos atrativos impactados no litoral norte:

PE ILHABELA

PE RESTINGA DA BERTIOGA

PESM – NÚCLEO BERTIOGA

PESM – NÚCLEO CARAGUATATUBA

PESM – NÚCLEO CUNHA

PESM – NÚCLEO PICINGUABA

PESM – NÚCLEO SÃO SEBASTIÃO

É importante que os usuários não tentem acessar os locais fechados, incluindo acesso por meio de trilhas ilegais. Em caso de dúvidas, os monitores e gestores das UCs estarão à disposição para apoio nas UCs. 

Um dos principais riscos em ribeirões e rios, em épocas de chuvas, são as cabeças d’água, também conhecidas como tromba d’água. Para não ser pego de surpresa e preservar a vida de todos, é importante seguir algumas dicas: 

  • Se perceber alterações no nível da água ou a presença de folhas e galhos na correnteza, saia imediatamente do local; 
  • Nunca vá sozinho a rios e cachoeiras; 
  • Avise sua família sobre seu roteiro; 
  • Permaneça sempre com seu grupo; 
  • Não consuma bebidas alcoólicas durante o passeio; 
  • Use calçados aderentes; 
  • Obedeça a sinalização. 

Para mais informações sobre a previsão de chuva, acesse portal.inmet.gov.br 

Confira a previsão de chuvas entre domingo(20) e terça(22):

Há previsão para acumulados de 72h elevados na  Baixada Santista (250mm), Vale do Paraíba (75mm),  e Litoral Norte (200mm) aliado ao fato do solo já se encontrar saturado, ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, cabeças d’água, e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *