A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Turismo (SETUR), se prepara para a temporada de avistamento de baleias no Canal de São Sebastião. A temporada, que começa em maio, terminará em agosto, período da passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião.
Durante esse período, a SETUR, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, realiza uma campanha para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, instalando placas, totens e distribuindo materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.
O número de avistagens de jubartes na região bateu recorde em 2021: foram 130 registros no ano, mais do que o dobro de 2020, segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista.
Cresceu o número de animais, mas infelizmente, cresceu, também, o número de encalhes de baleias no litoral brasileiro. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, que monitora a espécie no País há mais de 30 anos, foram registrados 230 encalhes de jubarte no Brasil em 2021, comparado a 76, em 2020. O recorde anterior era de 131 encalhes, em 2017. (Cada “encalhe” significa uma fatalidade: uma baleia que já chegou morta ou morreu encalhada em terra firme.)
As jubartes são animais migratórios, que tradicionalmente passam os verões se alimentando nas regiões polares e os invernos se reproduzindo nas águas calmas e quentinhas das latitudes tropicais. As baleias transitam pela costa do Litoral Norte em direção ao litoral baiano, na região de Abrolhos, no sul da Bahia, local onde se reproduzem.
A temporada de jubartes provoca aumento na busca por passeios voltados à avistagem de cetáceos, sendo uma boa alternativa para fomento do turismo na baixa temporada. Para mais informações, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620.
Vale ressaltar que é de suma importância todos respeitarem as normas de avistagem, confira no site www.projetobaleiaavista.com.br/ .
Reunião com o Instituto Baleia Jubarte
Na última quarta-feira (16), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou uma reunião com o presidente do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo, e os membros José Truda, Sergio e Rafaela.
Na ocasião, foi dada a continuidade nas conversas iniciadas em 2020, alinhando sobre a temporada de passagem de baleias deste ano e de 2023. Foi também discutido sobre os meios de divulgação massiva com o intuito de promover o turismo responsável e a proteção ambiental, além da distribuição de material de apoio para a segurança das embarcações, capacitações técnicas (geral e exclusiva para barqueiros) e elaboração de ações de trabalho para 2022 e 2023.
“A SETUR sempre estará à disposição do Instituto Baleia Jubarte, visto que reconhecemos a importância das ações a favor do turismo e da preservação ambiental.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.