Elefante-marinho de quatro metros e duas toneladas vira atração em Trindade

Um elefante-marinho-sulamericano (Mirounga leonina), um macho juvenil, com quatro metros de cumprimento e pesando em torno de duas toneladas, que é encontrado nas regiões subantárticas e na patagônia Argentina, apareceu na manhã desta segunda(14), na praia de Trindade, em Paraty.
Os moradores e turistas aproveitaram para tirar fotos e observar o comportamento do animal. O animal se transformou em atração turística, mas as pessoas evitam se aproximar dele atendendo recomendações dos institutos que monitoram a passagem do animal  pelo litoral norte paulista e no litoral sul fluminense.
.
Quando o animal passou por Ubatuba, na semana passada, técnicos do Instituto Argonauta, apuraram que o animal está bem, apresentando comportamento de descanso e em processo de muda, quando acontece a troca da pele e pelos.
Segundo o Argonauta, os elefantes-marinhos são mamíferos marinhos reconhecidos pela presença de um focinho semelhante a uma tromba, exclusiva dos machos, já as fêmeas apresentam o focinho mais arredondado. Outro fator de diferenciação sexual é o tamanho, quando adultos as fêmeas atingem em torno de 3m e 1ton e os machos podem chegar a 5m e 5ton.
.
São animais que passam a maior parte da vida nas ilhas subantárticas e na patagônia Argentina, mas que fora do período reprodutivo costumam viver solitários e navegando em mar aberto, descansando em terra durante o período de muda.
A equipe de biólogos, veterinários, oceanógrafos e monitores do PMP-BS do Instituto Argonauta está acompanhando e pedindo o apoio e cuidado da população para não se aproximar, não molestar e evitar som muito alto, fatores que podem estressar muito o animal.
.
O @institutoargonauta atua desde 1998 em parceria com o Aquário de Ubatuba no resgate e reabilitação de fauna marinha, e também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Ao ver um animal marinho debilitado, ligue 0800-642-3341 ou (12)99785-3615.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *