Prefeitura de Caraguatatuba viabiliza a implantação do Parque Municipal do Juqueriquerê

A cidade de Caraguatatuba deve ganhar em breve um novo espaço de lazer e pesquisa. Trata-se do Parque Municipal do Juqueriquerê, que está sendo implantado pela prefeitura no bairro do Porto Novo, na região sul da cidade, às margens do rio Juqueriquerê, o maior rio navegável do Litoral Norte. Segundo a prefeitura, o parque deverá ser inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano.

 

O espaço vai contemplar um Centro de Educação Ambiental com 240,31 m², alojamento para pesquisadores com 206,38 m², dois Centros de Estudo com 64 m² cada, um Orquidário também com 64 m², um Observatório de 40,82 m² e um Deck de 51,25 m². Também haverá espaço para caminhada e ciclovia que levam para uma área de contemplação do rio Juqueriquerê.

 

O prefeito Aguilar Junior está empolgado com a obra e destaca que, além de ser muito importante do ponto de vista ambiental, focado para a educação, principalmente de crianças e jovens estudantes, também servirá de encontro para famílias que poderão fazer piqueniques nesta área integrada com o meio ambiente.

 

Totalmente integrado à natureza, o parque está sendo construído em uma área de 5.298,17 m2 dentro de 35 mil m2 do total. As Secretarias de Obras Públicas e Meio Ambiente reforçam que todas as licenças ambientais foram respeitadas. O investimento é do governo do Estado no valor de R$ 1,2 milhão e o parque será gerido pela administração pública.

 

Juqueriquerê

O Juqueriquerê é o maior rio navegável do Litoral Norte. É formado pelo encontro dos rios Pirassununga e Camburu e tem 13 quilômetros de extensão entre sua nascente e a foz na praia da Flexeiras, onde deságua. Tem profundidade que varia de 2,10 a 1,30 metros. Em sua foz, bastante assoreada, em períodos de maré baixa, sua profundidade chega a atingir 30 centímetros. Possui manguezais e rica flora e fauna.

 

O rio foi responsável pela exportação de laranja e banana para a Inglaterra, a partir de 1927, quando da implantação da Fazenda São Sebastião, mais conhecida como Fazenda dos Ingleses. O Juqueriquerê também serviu como divisa entre Caraguá e São Sebastião entre 1636 e 1948, quando um decreto estadual, transferiu a divisa das duas cidades para o rio Perequê-Mirim. O rio corta importantes bairros de Caraguá como o Porto Novo, Barranco Alto e Morro do Algodão.

 

Uma outra grande atração do rio é a ponte em arcos, construída na década de 30, uma das duas ainda existentes no estado de São Paulo, segundo o DER. Uma ponte no mesmo modelo existe em Cachoeira Paulista. A ponte com quarenta metros de comprimento por oito metros de altura (arcos) é considerada uma verdadeira obra de arte pela engenharia. Naquela época, pontes com arcos, eram necessárias para dar sustentação a grandes vãos como era o caso do rio Juqueriquerê. Antes da construção da ponte, moradores, animais e carros eram transportados por chatas de madeira.

 

Com a desativação das Fazenda dos Ingleses, na década de 60, o rio deixou de receber as chatas que transportavam frutas e hortifrutigranjeiros para a Inglaterra. Na década de 70 passou a receber as marinas náuticas. Atualmente, existem cinco marinas instaladas ao longo do rio.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *