Operação Verão + Seguro termina neste domingo(6)

Os 612 policiais militares que participam da Operação Verão + Seguro no Litoral Norte deixam a região amanhã, domingo, dia 6 de março. A operação foi implantada no dia 22 de dezembro, em duas etapas, sendo a primeira de 22 dezembro até 30 de janeiro de 2022 e a segunda de 31 de janeiro a 6 de março de 2022.

 

Todas as quatro cidades da região contaram com o reforço de equipes do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), Corpo de Bombeiros (CCB), Policiamento de Trânsito (CPTran), Policiamento Ambiental (CPAmb), Policiamento de Choque (CPChq) e da Aviação (CavPM).

 

A hospedagem e alimentação dos policiais ficou por conta das prefeituras, como ocorre todos os anos. Em todo o litoral paulista, o Estado liberou 2.939 policiais militares no reforço do patrulhamento nas cidades litorâneas, sendo 2.327 na região da Baixada Santista e 612 para o Litoral Norte.

 

Para execução das atividades, os PMs contaram com o apoio de 270 viaturas, 74 embarcações, cinco aeronaves e 25 drones. A Polícia Civil também participa da operação e conta com o efetivo total empenhado nas ruas, delegacias e ações investigativas.

 

Durante a operação verão, os plantões dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), tiveram suas escalas reorganizadas para a operação.

 

Balanço

 

No Litoral Norte, foi uma temporada aparentemente tranquila, sem grandes aglomerações motivadas por shows de verão e festas carnavalescas, canceladas pelas prefeituras de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, devido a pandemia de covid.

 

A Secretaria Estadual de Segurança Pública ainda não liberou os dados estatísticos de fevereiro. Em janeiro, o Litoral Norte registrou sete homicídios: cinco em Caraguatatuba e outros dois, em Ubatuba. São Sebastião e Ilhabela não registraram mortes violentas em janeiro.

 

A região registrou em janeiro, 11 estupros, cinco deles em Caraguatatuba, outros cinco em Ubatuba e, um, em Ilhabela. Foram contabilizados 110 roubos a mão armada na região em janeiro: 47 em Caraguatatuba, 42 em Ubatuba, 17 em São Sebastião e quatro em Ilhabela.

 

Seis veículos foram roubados no Litoral Note em janeiro: três em Caraguatatuba e outros três em São Sebastião. Em todo o Litoral Norte foram praticados 579 furtos em janeiro: 231 em Ubatuba, 190 em Caraguatatuba, 117 em São Sebastião e 41 em Ilhabela. Um total de 26 veículos foram furtados na região em janeiro.

 

Em fevereiro, foram registradas pelo menos duas mortes violentas. Em Caraguatatuba, no dia 6 de fevereiro, Sergio Antônio Novo, de 46 anos, o “Serginho da Ponte Seca”, foi assassinado a pauladas por dois homens após ter ido receber uma dívida. Ele teria emprestado dinheiro e não recebia. Quando cobrava a dívida, ele teria sido torturado e morto pelo devedor ou devedores. A polícia civil identificou um dos autores do crime.

 

Em São Sebastião, no dia 17 de fevereiro, P.J.S., de 55 anos, foi morto após uma discussão familiar sobre herança. O crime ocorreu na praia de Toque Toque Pequeno, na costa sul e três homens foram presos pela PM.

 

 

Comércio

Apesar da não realização de desfiles de escolas e blocos e de shows populares, o carnaval foi considerado comercialmente, um dos melhores dos últimos anos.

 

Segundo dados divulgados pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas da cidade ultrapassou os 98%, superando as expectativas mais otimistas do comércio local.

 

A movimentação no comércio também foi intensa e diversos setores puderam comemorar, como avaliou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Sidney Covas.

 

“Esse Carnaval foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores dos últimos anos para todo o setor comercial. Além disso, tivemos um feriado extremamente tranquilo. Conversei com vários comerciantes e eles foram unânimes nas afirmações. Tivemos elogios dos turistas para o formato do Carnaval 2022”, disse Covas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *