O novo comandante do Policiamento Ambiental do Estado, o coronel Dinael Carlos Martins, se reuniu na quinta-feira(3), com o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido(foto acima).
Martins substitui o coronel Paulo Augusto Leite Motooka, que estava à frente da Polícia Militar Ambiental desde abril de 2020. Martins era comandante do CPMI, em São José dos Campos. Motooka comanda, desde fevereiro, o Policiamento do Interior (CPI-10) sediado em Araçatuba.
“O coronel Motooka fez um trabalho exemplar em muitas frentes, como em fiscalizações e autuações. O entrosamento com a nossa Coordenadoria de Fiscalização de Biodiversidade, a CFB, também foi muito grande. Agora, com a chegada do coronel Martins, continuamos à disposição para dar prosseguimento a esse trabalho tão importante para o nosso estado”, observou Penido.
A Polícia Ambiental atua com a Secretaria em uma série de ações, como na Operação Integrada Defesa das Águas (OIDA) e na Operação Corta Fogo, atividades que visam, respectivamente, coibir a ocupação irregular em áreas de mananciais e proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios.
“Vamos continuar fortalecendo essa parceria”, garantiu o coronel Martins quanto à atuação conjunta com a SIMA no combate aos crimes ambientais.
O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria, contou com a presença do coronel Motooka, do subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, e do chefe de Gabinete, Valter Rocha, além de outros agentes da Polícia Militar Ambiental (PAmb).
“Foi um aprendizado muito grande nesse período e que só fortaleceu o trabalho da equipe da Polícia Ambiental”, finalizou o coronel Motooka.