O Litoral Norte registra seis óbitos em suas praias desde o início da operação Verão. O número de afogamentos é maior que o registrado na temporada passada, de dezembro a março de 2021, que registrou quatro óbitos. As informações são do comandante do GBmar no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, fornecidas durante entrevista nesta sexta(4) à rádio Morada FM.
Rapaci informou que a maioria dos seis óbitos ocorreu em “área de retorno”, ou seja, em área de correnteza. O último afogamento na região, ocorreu dia 26 de fevereiro, na praia do Puruba, região norte de Ubatuba. Um turista de 29 anos, de Guarulhos, foi levado pela correnteza e se afogou. Outro turista, de 23 anos, foi salvo por uma guarda-vidas.
Segundo Rapaci, o total de salvamentos também foi superior ao da temporada de 2021. De dezembro até ontem, dia 3 de março, foram salvos 750 banhistas pelos guarda-vidas do GBmar nas praias da região. Em 2021, de dezembro a março, foram 711 salvamentos.
A Operação Verão nas praias do Litoral Norte prossegue até o dia 31 deste mês. A partir do dia 12 serão encerrados os contratos dos guarda-vidas temporários contratados pelas prefeituras. A prefeitura de São Sebastião contratou 57 guarda-vidas temporários, Ubatuba, 40 e, Caraguatatuba, 24. No carnaval a região contou com o apoio de dois helicópteros Águia da Polícia Militar. Agora, até o dia 31, apenas uma aeronave permanecerá atuando no Litoral Norte.