A AMBP – Associação de Moradores do Bairro Picinguaba, em Ubatuba, finalmente recebeu autorização formal da Fundação Florestal (órgão gestor do Parque Estadual da Serra do Mar) para a construção de banheiros públicos na Vila de Picinguaba, um dos locais mais visitados por turistas do Brasil e do exterior em Ubatuba.
Os banheiros fazem parte de um projeto maior, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura do receptivo turístico em Picinguaba, tanto para visitantes da Vila, como da Ilha das Couves.
A articulação para mais esse passo foi feita pelo GT-TBC, um grupo de trabalho formado pela AMBP, pelas associações de barqueiros (ABPTP e ABPP), pelo FCT (Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba) e pelo OTSS (Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina).
Ao longo de 2021, a equipe de trabalho designada para tocar a pauta do saneamento realizou diversas reuniões com os órgãos responsáveis, e visitas técnicas ao espaço para identificar a viabilidade da obra. Para garantir o saneamento ecológico, a obra contará com a implantação de biodigestores, conforme aprovado no projeto técnico autorizado pelo órgão ambiental.
Vale destacar que além dos banheiros, o GT-TBC também finalizou o processo de formalização e implantação das raias demarcatórias que ordenam o tráfego de embarcações e as áreas destinadas para fundeio e banhistas na Vila de Picinguaba e na Ilha das Couves. Para obtenção das autorizações das raias concedidas pela Marinha e pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, o GT-TBC de Picinguaba contou com apoio e mediação da APA Marinha Litoral Norte.
Os passos dados vêm cumprir as condicionantes estabelecidas pelo Ministério Público Federal para a gestão coletiva e sustentável da Ilha das Couves por parte da comunidade tradicional caiçara de Picinguaba.