Estado suspende edital de privatização da travessia São Sebastião-Ilhabela

O Governo de São Paulo suspendeu, ontem, quarta-feira (9), o edital de concessão de oito travessias litorâneas, dentre elas  a travessia entre São Sebastião e Ilhabela. Com a decisão, o governo fará uma revisão do projeto com o objetivo de avaliar os apontamentos feitos pelas lideranças das regiões beneficiadas. O leilão estava previsto para o dia 30 de março deste ano.

 

A decisão do estado ocorreu devido a pressão dos prefeitos de Santos, Guarujá e Ilhabela. Por ser o único acesso para entrada em Ilhabela, o Prefeito Toninho Colucci demonstrou preocupação com a concessão do sistema de travessias para a iniciativa privada. Ele é favorável a municipalização da travessia entre São Sebastião e a sua cidade.

“Há mais de um ano tentamos conversas com o Estado sobre o modelo de privatização, mas sem sucesso. Com a concessão, o número de veículos e visitantes pode aumentar, saindo fora de controle e gerar um impacto ambiental negativo à nossa cidade”, destacou o prefeito, garantindo que, “estamos dispostos a assumir o serviço de travessia, pois nós sabemos a importância deste serviço para a cidade”.

Outros pontos questionados pelo prefeito Colucci foi em relação ao modelo de concessão e tarifa. Em Ilhabela a licitação previa aumento da tarifa para carros que saltaria de R$28,50 para quase R$43, reajuste de 49,67%.

“Contratamos um plano de carga para avaliar quantos veículos podem entrar na cidade sem causar grandes transtornos. Mais do que o valor da tarifa, é o modelo da concessão que nos interessa. Como vai ser prestado o serviço, qual é o tratamento que a população de Ilhabela vai receber. Nossa única entrada é a balsa. A gente quer discutir tudo isso”, ressalta o prefeito. Por fim, Colucci reforça que a Prefeitura de Ilhabela está disposta a assumir a administração da travessia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *