Caraguatatuba tem dois casos suspeitos de Zika

Devido a dois casos suspeitos de zika a secretaria de Saúde de Caraguatatuba irá realizar a nebulização no bairro Jardim Primavera, região central da cidade.

Na manhã desta terça-feira(8), agentes da Secretaria da Saúde, percorreram as residências do bairro informando aos moradores que a nebulização será realizada amanhã, quarta-feira(9).

Os agentes distribuíram folhetos orientando aos moradores sobre o risco da dengue e as medidas que devem ser adotadas para evitar a presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que há apenas dois casos suspeitos de zika em Caraguatatuba. Os casos ainda estão em investigação. Segundo a prefeitura, o Ministério da Saúde determina a nebulização em casos suspeitos de zika.

O Zika vírus é transmitido pela picada de um mosquito. Os sintomas são leves e duram menos de uma semana. Eles incluem febre, irritação na pele, dor nas articulações e olhos vermelhos.

Em alguns casos, o Zika pode provocar paralisia (síndrome de Guillain-Barré). Em gestantes, pode causar defeitos congênitos subsequentes.

Não há vacina ou tratamento específico. O foco está em aliviar os sintomas e inclui repouso, reidratação e paracetamol para febre e dor. Aspirina e fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, devem ser evitados.

De acordo com último balanço da Secretaria de Saúde, realizado nesta sexta-feira (4), das 343 notificações de dengue, 12 já foram positivadas em Caraguatatuba. Outras 30 ainda aguardam resultado. Nenhum óbito foi registrado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *