Verão na praia é uma delícia, mas é preciso cuidado especial com o carro, a bikes e equipamentos eletrônicos. Maresia, chuva e areia podem causar sérios danos aos carros, motos, bicicletas e aparelhos eletrônicos como celular, notebooks e tablets utilizados a beira mar.
Carros
De acordo com o consultor técnico de uma concessionária Volkswagen a maresia, água do mar ou areia da praia podem provocar danos na lataria, motor, sistema de ignição ou módulo de injeção,. Fiação elétrica, bateria e alternador. Quem circula a beira mar precisa redobrar os cuidados.
É ideal fazer uma limpeza completa no veículo, tanto na carroceria quanto na parte interna. Na hora de lavar o carro é necessário tomar cuidado para que os grãos de areia não risquem a lataria.
Na praia muitas pessoas entram molhadas, por isso lavar os assentos e secá-los é primordial para manter sua vida útil e não estragar a espuma e o tecido. Lavar o motor também é essencial. Mas o serviço precisa ser feito por profissionais.
Uma lavagem mal feita pode estragar o motor, pois a água pode penetrar nos conectores e queimar o sistema de ignição ou módulo de injeção. A fiação elétrica também deve ser checada, pois a maresia pode oxidar a bateria e os conectores do sistema de injeção, causando falhas no motor.
Outro problema comum do carro que “passa as férias” no litoral está na bateria e no alternador, responsáveis por produzir eletricidade e fazer o carro funcionar. Se chover na praia o problema agrava, pois se a água e a areia atingirem a bateria, o alternador e outras peças do motor elas podem contaminar estes componentes e fazer com que o veículo nem mesmo dê partida.
Fazer uma revisão completa no carro depois das férias é essencial para a estética do veículo e para garantir sua vida útil. É um investimento que não custa caro e que pode evitar um grande prejuízo. Na praia é recomendável evitar transitar com o veículo pela areia da praia ou junto a água do mar. É bom também não entrar no interior do veículo com o corpo ou pés cheio de areia. Cadeiras e outros objetos devem ser limpos antes de serem colocados no porta-malas. Os mesmos cuidados valem para aqueles que utilizam bicicletas a beira mar. Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e relubrificar a corrente.
bikes
Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos.Nunca usar óleo de cozinha (comestível ) na bicicleta: em hipótese alguma.Não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente – é prejudicial.
1- Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.
2 – Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.
3 – Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.
4 – Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.
5 – Relubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.
Equipamentos eletrônicos
Eles são tão comuns à beira-mar como cangas e guarda-sóis. Celulares tomam banho de sol e de areia com os veranistas. Mas quem for levá-los para a orla precisa observar alguns cuidados para não sair de lá direto para uma assistência técnica.
Já que não dá para prescindir dos brinquedinhos tecnológicos à beira-mar, o jeito é protegê-los. Câmera na capinha, depois em uma sacola plástica e tudo dentro da bolsa.
O principal vilão dos veranistas hi-tech é a maresia, fenômeno de rebentação das ondas que lança no ar pequenas gotículas de água com sais marinhos. Como o sal é um ótimo condutor de eletricidade, pode causar curto-circuito nos eletrônicos. De qualquer forma, a umidade, com o tempo, pode estragar o dispositivo, além de causar corrosão ou ferrugem.