A Polícia Ambiental Marítima resgatou e salvou uma raia pintada que estava presa em uma rede de pesca instalada irregularmente na praia do Guaíuba, no Guarujá.
A raia se encontrava totalmente enroscada nas malhas da rede de pesca que media aproximadamente 200 metros. Para soltar a raia os policiais precisaram mergulhar e com a ajuda de uma tesoura cortar o nylon da rede.
O animal estava bastante debilitado pois não conseguia sozinho se livrar da rede de pesca. A intervenção dos policiais foi importante para livrar a raia da malha, avaliar as suas condições e depois liberá-la ao mar. Assista aos vídeos:
A Polícia Ambiental Marítima tem atuado com rigor no combate a pesca ilegal e a instalação de redes de pesca irregulares no litoral paulista. A população tem colaborado denunciando a instalação de redes ilegais ou irregulares.
Na quarta-feira, dia 26, após denúncia anônima o Grupamento Tático da Companhia Maritima (Cia Mar) que é subordinada ao Terceiro Batalhão de Policiamento Ambiental, retirou das águas, quatro redes de pesca irregulares das águas do litoral de São Paulo, totalizando 600 metros de rede.
Duas destas redes se encontrava no canal do Porto de Santos, trazendo um risco imenso de acidente para as embarcações que navegam pelo maior porto da América Latina. As outras duas redes foram encontradas na praia do Guaíuba que fica em Guarujá/SP, sendo que em uma delas estava a Raia Pintada, totalmente enroscada nas malhas da rede. Os petrechos de Pescas estavam todos sem as Plaquetas de identificação dos pescadores, item que se faz obrigatório conforme normas de pesca