No sábado, dia 15, a Polícia Ambiental Marítima durante fiscalização em Ubatuba, no litoral norte, constatou que o responsável de um comércio de pescado armazenava 86 quilos de Raia-Viola “Rhinobatos percellens”, espécie ameaçada de extinção.
A ação resultou em AIAs contra o proprietário do pescado e ao representante da empresa, no valor de R$ 8,8 mil cada, além da apreensão de todo o pescado, os quais foram destinados a Guarda Mirim do município.
Tubarão
No domingo, dia 16, a Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima (CiaMar) do 3°Batalhão de Policiamento Ambiental fez patrulhamento na praia do Forte dos Andradas, município de Guarujá, quando flagrou um filhote de tubarão.
A rede, com 800 metros de comprimento, estava armada sem nenhum pescador no local ou plaquetas de identificação do pescador responsável, contrariando a legislação pesqueira vigente. Ela foi imediatamente recolhida e apreendida.
Durante a retirada do petrecho da água, foram desenroscados e devolvidos ao seu habitat natural com vida, diversos peixes, a maioria da espécie Corvina, alguns Siris-Azul e um filhote de tubarão.