Servidores da Cetesb estão em greve por reajuste

Os Servidores da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de SP) entraram em greve à meia noite de ontem, quarta (12). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema-SP), o movimento paredista se dá pela intransigência do governo Doria em aplicar os reajustes salariais de 2020 e 2021.

 

Em ato na porta da companhia, os trabalhadores se manifestam com faixas e palavras de ordem. “Doria, pague nossos reajustes”, cobram os funcionários grevistas.

 

Justiça – Os salários dos Servidores estão corroídos há dois anos pela inflação. “É um absurdo o que este governo impõe à categoria. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu em favor dos trabalhadores, mas o governador se nega a cumprir as sentenças”, afirma o presidente do Sintaema, José Faggian.

 

Segundo o dirigente, a luta segue rumo à vitória. “Indignação é o sentimento que define esse momento. E o Sintaema seguirá firme na luta até que os reajustes sejam pagos”, ressalta Faggian.

 

Recursos – De acordo com o Sindicato, o governo afirma não ter dinheiro para aplicar os reajustes. A afirmação, porém, é falsa. “Nos reunimos com a presidenta da Cetesb e ela confirmou que a empresa tem recursos pra pagar os reajustes de 2,6% referente a 2020 e 7,31% referente a 2021. Não estamos pedindo nada, estamos cobrando o que nos é direito”, explica o sindicalista.

Cetesb

Em nota encaminhada para a imprensa, a Cetesb afirmou que a direção mantém diálogo aberto e transparente com os sindicatos representativos da categoria na busca de um consenso e solução, mesmo diante de um quadro de restrições financeiras, vivido durante os últimos dois anos, por conta da pandemia.

A Companhia afirmou que, mesmo com toda a dificuldade enfrentada, honrou o pagamento mensal integral dos salários e dos benefícios dos colaboradores e que está empregando todos os esforços necessários para resolver a questão.

Ainda de acordo com a Cetesb, os serviços essenciais mantidos pela companhia como monitoramento da qualidade do ar, das praias, serviços de laboratório e atendimento aos acidentes ambientais seguem normalmente e não sofrerão interrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *