O prefeito Caio Matheus destaca que, por cautela, a decisão segue os mesmos critérios adotados para o cancelamento da queima de fogos e show da virada, no Réveillon.
“Diferente dos shows e da programação de verão, que são eventos controlados, o carnaval tem características que dificultam a aplicação de medidas de prevenção à Covid-19. Portanto, por cautela, decidimos pelo cancelamento do carnaval. Como ocorre, desde o início do enfrentamento à pandemia, todas as decisões são tomadas com base na ciência e nos indicadores”, disse o Chefe do Executivo.
A secretária de Saúde do município, Rebeca Barufi, afirma que os dados de enfrentamento à pandemia são analisados diariamente e que, no momento, é possível, a realização de eventos fechados, seguindo protocolos sanitários e com a exigência da comprovação da vacinação contra a Covid-19.
“Mesmo com o crescimento do número de casos, que ocorre em grande parte do país, Bertioga está há mais de 40 dias sem óbitos por Covid-19 e há um mês com a UTI zerada. A queda das internações e mortes é reflexo do alto índice de vacinação. A Cidade está com quase 100% da população vacinável com ao menos duas doses da vacina”, destacou.