Adolescente de 17 anos morre de gripe H3N2 em Caraguatatuba

Um adolescente de 17 anos é a primeira vítima da H3N2 em Caraguatatuba. A informação é da prefeitura de Caraguatatuba. O jovem morreu no dia 30 de dezembro de 2021, mas a causa da morte só foi confirmada nesta terça-feira(11).

 

O óbito por H3N2 foi confirmado pelo Instituto Adolf Lutz. Outros dois casos da doença também foram informados, além de um para influenza sem identificação. Nenhum deles veio a óbito.

 

O jovem era morador da cidade e estava internado. Ele testou negativo para a Covid-19 e passou por exame de Influenza logo após a sua morte.

 

O exame foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz que alguns dias depois confirmou a morte do jovem pelo vírus Influenza A H3N2. O Instituto ainda confirmou mais três casos de Influenza A H3N2 na cidade.

 

Essa é a segunda morte causada pelo Influenza A H3N2 no Litoral Norte. A primeira morte causada pelo vírus na região ocorreu em São Sebastião, no dia 4 de janeiro. A vítima foi um profissional da saúde do município, de 57anos, que morava na costa sul.

 

Considerando a situação, somada ao aumento expressivo dos números de casos de Covid-19 dos últimos dez dias, a Prefeitura resolveu adiar os eventos municipais. Com isso, o ‘Arena Verão Esportiva’, o evento com músicos locais ‘Vem pro Som’ e o ‘Desafio de Gigantes’ não serão mais realizados neste mês de janeiro.

 

A Secretaria de Saúde informou que, em dez dias, 700 casos de Covid-19 foram registrados por meio de testes realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e laboratórios particulares.

 

Eventos particulares, com shows previstos para acontecerem ainda neste mês na cidade, também tiveram parecer negativo da Secretaria de Saúde e não poderão ser realizados.

 

Além do avanço das doenças, o funcionalismo público também segue prejudicado, com diversos servidores afastados por conta da Covid-19 e H3N2, inclusive médicos. O adiamento dos eventos ajuda a evitar problemas no atendimento da população.

 

A Prefeitura de Caraguatatuba mais uma vez não mediu esforços para passar por este momento, ampliando o atendimento nas unidades de saúde. A fiscalização segue rígida aos protocolos sanitários, conforme as atividades permitidas pelo Plano São Paulo.

 

Importante reforçar à população a necessidade de manter o uso de máscaras, não realizar ou participar de aglomerações e sempre fazer uso de álcool em gel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *