O Departamento de Estradas e Rodagem, responsável pela Rodovia SP 055, informou que entre os km 60,3 e 62,4, continua a operação pare e siga, agora, com painéis de mensagem que estão alertando os usuários da medida decorrente da queda de barreira ocorrida no Km 61 no fim de semana.
Os veículos estão passando normalmente, de forma alternada, sentido Norte e Sul. Ônibus e caminhões seguem nas mesmas condições, acompanhando o fluxo com liberação alternada.
A estrada do Rio Escuro, que foi muito utilizada durante o período que a Rio-Santos ficou interditada, está com tráfego liberado para trânsito leve. A Secretaria de Infraestrutura vai fazer uma vistoria no local. A pasta está solicitando liberação de orçamento para a compra das madeiras visando efetuar a substituição do madeiramento de uma ponte, mas ainda sem previsão.
Cidade
A Prefeitura de Ubatuba atualizou, na manhã desta segunda-feira, 10, a situação dos serviços na cidade após chuvas intensas desde quinta-feira, 6, quando o município entrou em estado de atenção.
De acordo com a Defesa Civil, os acumulados em 96 horas na Região Oeste, que está com índice acima de 200mm (266mm na Figueira) e as demais regiões do município com índices de 125mm a 195mm.
Durante este período, foram registradas algumas ocorrências de deslizamento, sendo que o principal deles é referente à Rodovia SP 055- – Rio-Santos.
Abastecimento de água
A Sabesp informou, na manhã desta segunda-feira, que todos os sistemas de abastecimento de água estão normalizados. A única pendência que a concessionária tinha era na região da Maranduba devido à cachoeira da Renata que estava obstruída e com muita água. Na manhã de domingo, 9, foi possível acessar, limpar e retomar a produção. Não há nenhum registro de falta de água nenhum problema em tratamento – todos os sistemas estão operando normalmente.
Previsão do Tempo
Segundo a Defesa Civil, para esta segunda-feira e próximos dias, até quarta-feira, 12, a previsão é de persistência das condições atmosféricas com possibilidade de chuvas a qualquer momento, sendo mais provável que sejam fracas, porém, há possibilidade de pancadas rápidas. Na noite de terça-feira, 11, e madrugada de quarta-feira,12, pode chover um pouco mais. Portanto, há riscos para deslizamentos no município principalmente em áreas de risco em encostas.
Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, acionar ajuda pelo telefone 199. Também é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 3832-6604 ou 3833-7270. Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.
Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.