Um gambá, da espécie Saruê, bastante debilitado, foi localizado por duas veranistas em uma rua de um condomínio no bairro do Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, na manhã desta quinta-feira(6). O animal foi encaminhado até a sede da Polícia Ambiental.
As veranistas contaram que encontraram o animal caído na rua, aparentemente ferido e decidiram levá-lo até a Polícia Ambiental para tentar salvar o saruê.
Segundo a Polícia Ambiental, o animal será avaliado por um veterinário, recuperado e em seguida solto em seu habitat natural. Gambás estão entre os animais mais resgatados pela Polícia Ambiental no Litoral Norte.
O Saruê é um animal silvestre nativo na região, mas tem hábito urbano. Deixa a mata em busca de alimentos em casas e condomínios.
Os gambás são considerados onívoros, se alimentam de frutas, cereais, pássaros, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos, cobras e lagartos.
Como habitam áreas residenciais no Litoral Norte, também, buscam alimentos em casas e lixeiras. A aparência dele é como de uma ratazana grande. O Saruê arrepia os pelos, faz careta e mostra os dentes afiados, quando se sente ameaçado, mas é um animal inofensivo.