Prefeituras ampliam atendimento para casos de síndrome gripal

As prefeituras de Caraguatatuba e Ubatuba decidiram ampliar o atendimento aos casos de síndrome gripal. Em Caraguatatuba, cerca de mil pessoas buscam atendimento diariamente nas UPAs  Centro, Norte e Sul.  Em Ubatuba, a prefeitura criou um posto de retaguarda  para aliviar o atendimento na Santa Casa.

Caraguatatuba

Dados apresentados pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba mostram que, somente nas últimas 24 horas, o número de atendimentos das UPAs (sul, central e norte) chegaram a 1.910, sendo 1.037 referente a síndrome gripal e 873 de outras patologias.

Desde a última sexta-feira (31), o total de atendimentos das UPAs tem ultrapassado a marca dos mil. Nesse dia, foram 1.341. Já no sábado (1º), os dados mostram que 1.824 atendimentos foram realizados.

Devido a temporada de verão, a Prefeitura já esperava o crescimento da demanda em função da chegada de turistas e veranistas ao município, o que causaria o aumento do tempo de espera para o atendimento e lotação das unidades, e implantou o ‘Projeto Verão’.

Porém, a situação se agravou por conta da disparada dos casos de síndrome gripal. Com isso, o ‘Projeto Verão’ foi reforçado e a Prefeitura colocou mais dois médicos plantonistas, um médico na triagem e instalou uma tenda para dar conforto e segurança aos pacientes da UPA Central, onde se concentra a maior dos atendimentos diários.

O sistema de saúde de Pronto Atendimento (emergência e urgência) conta com 31 médicos, sendo 17 na UPA Central, 8 na UPA Sul e 5 na UPA Norte. O objetivo é que o atendimento aconteça da melhor forma possível, como ocorreu ao longo de todo ano.

A Secretaria de Saúde pede o apoio da população para frear o aumento de casos e um possível surto de gripe (H1N1), ou da variante H3N2, no município.

A população deve seguir algumas orientações como, por exemplo, o uso de máscaras de proteção e, se estiver apresentando algum sintoma, evitar aglomerações e não deixar de utilizar o álcool em gel.

A Saúde orienta à população para ficar de olho nos sintomas. São eles: coriza, febre, dor no corpo, dor de garganta, mal-estar e fortes dores de cabeça. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, fique em alerta e se necessário procure o serviço de saúde.

Ubatuba

Devido ao aumento no número de casos de síndrome gripal em Ubatuba, a Secretaria de Saúde implementou um posto de retaguarda para atender os pacientes com sintomas leves de resfriado ou gripe. Os casos são atendidos desde o último dia 30 de dezembro no Centro de Especialidades Médicas, o Postão, localizado na avenida Rio Grande do Sul, 710, no Centro.

Desde a abertura, cerca de 300 pacientes já foram atendidos no posto de retaguarda, que segue funcionando das 8h às 17h até a próxima sexta-feira, dia 7, quando será avaliada a necessidade de expansão do prazo. De acordo com a enfermeira da equipe de coordenação da Atenção Básica, Glaucia Wirthmann, o posto de retaguarda é voltado apenas para casos leves de gripe e para crianças acima de 5 anos.

“As pessoas que apresentam desconforto respiratório ou outros sintomas mais graves de gripe devem procurar a Santa Casa ou os Prontos Atendimentos da Maranduba e Ipiranguinha. Menores de 5 anos também devem procurar atendimento diretamente no Hospital”, explicou a enfermeira, ressaltando ainda que as fichas para consultas serão abertas até às 15h30, para que todos recebam atendimento dentro do horário estipulado.

A criação do posto de retaguarda foi a solução encontrada para desafogar a Santa Casa durante o período de grande movimento na cidade, devido às comemorações da virada de ano. A preocupação com os atendimentos de síndrome gripal se dá pela ampliação dos casos de gripe causada pela variante H3N2 do vírus Influenza e que se espalhou por todo o país. Até o momento, Ubatuba registrou dois casos confirmados laboratorialmente de H3N2.

Santa Casa de Ubatuba

O tempo de espera para os atendimentos na Santa Casa de Ubatuba está elevado e para priorizar os casos de urgência e emergência, o Hospital espera contar com a colaboração da população para que em sintomas leves de gripe e resfriado procure por atendimento no Postão. Na última semana, cerca de 50% dos atendimentos da Santa Casa estavam relacionados à síndrome gripal. “Nossa equipe tem orientado os pacientes a procurem o gripário em casos leves, mas não podemos negar atendimento. Por isso, diante do fluxo intenso do hospital nesta época do ano, a conscientização da população é importante, principalmente porque o tempo para atendimento na Santa Casa está em torno de 6 horas”, explicou a gerente de enfermagem do hospital, Cintia Cristina da Silva.

Influenza H3N2

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. A prevenção da gripe H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *