Um fenômeno conhecido como “tromba d’água” ocorreu na tarde de ontem, quarta(29), na praia de Itamambuca, na região norte de Ubatuba. O fenômeno, inicialmente, avaliado como um “tornado” por populares e amplamente divulgado nas redes sociais, assustou os banhistas, mas ninguém ficou ferido.
De acordo com as informações concedidas a TV Vanguarda pelo meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec), Diogo Arsego, o que aconteceu foi uma tromba d’água.
“O que aconteceu foi uma tromba d’água. A água é puxada do mar para a nuvem pela força do vento em formato de funil. Geralmente, ela acontece em alto mar e traz menos risco aos banhistas, mas é recomendado que, ao ver uma tromba d’água as pessoas saiam do mar”, explicou Arsego.
Tempo
A Defesa Civil do Estado fez um alerta para chuvas intensas no Litoral Norte entre esta quinta(30) e o domingo(2). A previsão é de um volume de 120 milímetros de chuva até domingo (2), com risco de deslizamentos e alagamentos na região.
Segundo a defesa civil, com o acumulado de chuva há risco de deslizamento, desabamento, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos, como a instabilidade na rede de distribuição de energia por queda de árvores.