As fortes chuvas continuam castigando o Litoral Norte nesta quinta(30). Ruas e avenidas alagadas, estradas de acesso congestionadas, com muita chuva, visibilidade prejudicada e pontos de escorregamentos. Não informações, até o momento, de acidentes graves devido as chuvas e de famílias desabrigadas. Na foto, ruas alagadas na Martim de Sá, em Caraguatatuba. Em Ilhabela, as chuvas já prejudicam o abastecimento de água.
Em todas as cidades a defesa civil está em alerta devido aos alagamentos e possíveis deslizamentos de encostas. . Ocorreram alagamentos em Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
Nas rodovias, por enquanto, chove muito, mas nenhuma ocorrência grave. Na manhã desta quinta(30), um veículo tombou na descida da serra da Osvaldo Cruz, em Ubatuba. Na Tamoios, movimento intenso e chuva e neblina no trecho de serra. Não há registro de acidentes na rodovia.
Na travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, cinco balsas estão operando, com fila de espera de 30 minutos nos dois sentidos. Segundo a Dersa, a travessia está operando com maré baixa impossibilitando o transporte de veículos pesados (carretas, ônibus e caminhões).
Caraguatatuba
A Prefeitura de Ilhabela informa que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros da cidade, estão atendendo as ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas que acometeram a cidade nesta quinta-feira (30).
O acumulado de chuva nas últimas três horas, nos bairros da Barra Velha, Água Branca e Reino é de 113mm. Já na região do Centro Histórico Vila o acumulado é de 37mm. O ponto mais crítico registrado até momento é entre os bairros da Água Branca e Reino. Em riscos de deslizamentos de terra e quedas de árvores, procure lugar abrigado.
A Sabesp informa que as fortes chuvas que vêm atingindo o Litoral Norte nos últimos dois dias (29 e 30/12) afetaram a produção de água no município de Ilhabela.
O tratamento de água foi parcialmente interrompido para as regiões norte, sul e central (Barra Velha, Perequê e Vila), devido à grande quantidade de areia, terra, pedras, galhos e lama que bloquearam as captações de água – o que afeta o transporte e a qualidade da água que chega à estação de tratamento.
No momento, a Companhia abastece os imóveis de forma reduzida, com a diminuição da vazão e pressão, e as equipes técnicas trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento o mais breve que seja possível, lembrando que imóveis sem caixa-d’água podem sofrer desabastecimento.
A Sabesp pede a colaboração de toda a população quanto ao uso da água, utilizando-a de forma consciente os reservatórios domiciliares. Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195. A ligação é gratuita.