Cresce 200% atendimento a casos de síndrome gripal em Caraguatatuba

Os casos de síndrome gripal continuam superlotando as UPA(Unidades de Pronto Atendimento) em Caraguatatuba. Na UPA central, segundo informações do secretário de Saúde, Gustavo Boher, o atendimento aos pacientes pode levar até quatro horas devido ao grande número de pessoas que buscam atendimento no local.

Nos últimos dias, cresceu cerca de 200% o atendimento as pessoas com suspeita de gripe. Segundo Boher, nas últimas 24 horas, nas três UPAs da cidade, foram atendidas 1830 pessoas, 1050 delas com suspeita de síndrome gripal. Cerca de 20% delas, turistas. Boher disse que foram instaladas duas tendas e colocados dois médicos na triagem para agilizar o atendimento.

O secretário explicou ainda que houve um aumento nos casos de internação, mas apenas quatro casos de Covid-19. E que, os exames sobre a síndrome gripal, H1N1, ou H3N2, os exames são coletados e enviados ao Instituto Adolfo Lutz. A cidade registrou dois casos de influenza.

A situação é bem preocupante, famílias inteiras, com idosos, adultos e crianças, tem procurado atendimento nas UPAS nas regiões Norte, Sul e Centro.  No feriado prolongado, as três UPAs irão funcionar 24 horas. Segundo Boher, não existe no município vacinas contra a gripe. O secretário recomenda às pessoas que mantenham os protocolos como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.

Ubatuba

Em Ubatuba, a situação não é diferente. Ontem a Santa casa atendeu cerca de 900 pessoas com suspeita de H3N2 ou covid. A procura também teria sido intensa no posto do Ipiranguinha que recebeu quase 300 pessoas. Hoje, a prefeitura abriu mais um posto de atendimento, desta vez na secretaria de saúde e a fila esta enorme nesta manhã.

O atendimento na santa casa está demorando até seis horas, por isso, a prefeitura está abrindo novos locais para atender pessoas com síndrome gripal. Existe uma informação, extraoficial, de que parte do efetivo da PM estaria fazendo testes devido ao crescimento de casos de gripe na corporação.

São Sebastião

Em São Sebastião, nas últimas 24 horas, as UPAs atenderam 941 pacientes com sintomas respiratórios. Na UPA Central, dos 473 atendimentos, 302 foram de síndrome gripal, enquanto em Boiçucanga, dos 468 atendimentos, 292 foram de pacientes com esse tipo de sintomas.

A maioria dos atendimentos, segundo as equipes de Saúde, é referente à gripe comum (vírus Influenza), aumento registrado também em outras localidades. Os exames para detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias têm demonstrado não se tratar de Covid-19. De acordo com os últimos resultados recebidos, dos 143 testes realizados, apenas oito deram positivo para Covid-19. Não há também, até o momento, registrado de H3N2.

A equipe de Saúde solicita aos moradores que continuem seguindo os protocolos sanitários adotados no combate à pandemia de Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel e respeito ao distanciamento social, que também auxiliam na prevenção à gripe.

Pede, também, que no caso de apresentar sintomas como coriza, febre, dor no corpo, dor de garganta, mal-estar e fortes dores de cabeça, entre outros, por três dias consecutivos e/ou diante de agravo dos mesmos, procure as unidades de pronto atendimento. Para evitar a superlotação do local, evite levar acompanhantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *