Feiras municipais de artes e artesanato são atrações turísticas no Litoral Norte

As feiras de artesanatos municipais das cidades do Litoral Norte são uma atração à parte na região. Entre às 17 horas e a meia noite, diariamente, de segunda a segunda, na temporada de verão, as feiras recebem milhares de turistas. As feiras são os locais para “bater perna” após o jantar ou deliciando um sorvete artesanal. O artesanato é variado e diversificado. Entre as peças mais adquiridas pelos turistas estão os barquinhos e canoas de madeira, super coloridos, que simbolizam os caiçaras (foto acima)

Um dos pontos mais visitados pelos turistas em Caraguatatuba é a feira municipal de artes e artesanato que fica na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, em frente a praia central. A feira funciona das 9h às 2h ao longo da temporada, mas o movimento é mais intenso a partir das 18 horas quando os turistas deixam a praia e se concentram na região central para se alimentar ou tomar um sorvete artesanal.

São inúmeros artesanatos, entre eles, em taboa, folha de coqueiro, madeira, joalheria, modelagem, costura e crochê. A feira recebe em média mais de 3 mil pessoas por noite durante a temporada. Os preços variam muito, mas quem pechincha acaba fazendo um bom negócio.

A feira é administrada pela Diretoria Executiva da Feira Municipal de Artes e Artesanatos de Caraguatatuba (Femaac) em parceria com a Secretaria de Turismo.

Até o final da temporada a Praça receberá shows com músicos locais que participam do projeto ‘Vem Pro Som’, levando sempre um som de qualidade para os visitantes a partir das 19h.

Martim de Sá- A feira da Praça Antonio Fachini, na Martim de Sá, também foi remodelada. Sãp12 boxes que substituem as antigas barracas. A praça conta ainda com um deck cimentício, quadra de streetball, bicicletário, pergolado, novos canteiros, bancos de concretos e novo paisagismo. A sede do GBmar(Grupamento Marítimo) também fica no local.

 Quiosques onde funcionam a Feira de Artesanato (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Ubatuba

Em Ubatuba, a atração é a Feira de Artesanato e Afins, conhecida como “Feira Hippie”, na orla da praia do Iperoig, Centro da cidade, que desde outubro,  está instalado em área coberta, que contém 120 boxes (lojas) e banheiros. A feira funciona ao longo do dia, mas a visitação é mais intensa após às 17 horas. A feira é administrada pela Associação Solidária de Artistas e Artesãos de Ubatuba (ASAAU), associação que existe desde março de 1984. Em Ubatuba, pode-se adquirir o artesanato produzido pelos guaranis das três aldeias da cidade.

Cestarias produzidas pelos guaranis de Ubatuba e São Sebastião

Ilhabela

Ilhabela tem um artesanato muito rico e variado. Entre os mais procurados estão aqueles barquinhos lindos de madeira, super coloridos e de vários tamanhos, que simbolizam o “caiçara”.  Existem vários artesãos espalhados pela cidade. No centro, a tradicional “rua do meio” é um dos locais mais visitados pelos turistas que frequentam a Ilha, principalmente, das 17 às duas da manhã. Vale a pena deliciar um saboroso sorvete artesanal e olhar os artesanatos expostos nas vitrines das lojas.

São Sebastião

Em São Sebastião, a Praça do Artesão fica no Complexo Turístico da Rua da Praia

A Praça do Artesão, localizada no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico do município é muito visitada por turistas que estão à procura de alguma lembrancinha que representa a cidade ou até mesmo as belas peças, bolsas de taboa, artesanatos com fibras naturais, bonecas caiçaras de pano, barquinhos de caxeta e produtos estampados com o famoso “peixinho”, símbolo oficial do turismo de São Sebastião, criado pela artista Leslie Amaral.A feira é uma parceria entre a Associação Sebastianense dos Artesãos e Artistas Plásticos de São Sebastião e a prefeitura local. A Praça do Artesão conta com 51 espaços de vendas de artesanatos, sendo todos os artistas credenciados na Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Os indígenas também têm um quiosque para exposição dos artesanatos confeccionados por eles mesmos. O local fica aberto durante os feriados e época de temporada das 17h à 1h da manhã.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *