Ecopontos espalhados por Caraguatatuba ajudam a manter a cidade limpa. Moradores e veranistas utilizam esses locais para descarte de móveis e equipamentos domésticos, resíduos da construção civil, madeira e sobras de poda. usados. Atualmente existem três Ecopontos na cidade: na Martim de Sá, no Golfinho e Massaguaçu, mas a informação é de que a prefeitura pretende implantar mais dois ou três em bairros da cidade.
A iniciativa da prefeitura de Caraguatatuba é muito elogiada por moradores e veranistas que utilizam os Ecopontos. “É fundamental para manter a cidade. Não tem cabimento abandonar nas calçadas e ruas móveis velhos, podas e resíduos da construção civil. Isso enfeia a cidade. A população deveria colaborar descartando esses materiais nos Ecopontos”, comentou Jair Ventura, de Campinas, que tem casa de veraneio na Martim de Sá.
Muitas coisas descartadas nos Ecopontos são reaproveitadas por cooperativas de reciclagem da cidade. No Ecoponto, todo descarte é separado. O descarte tem um limite, só pode ser levado um metro cúbico. Nos Ecopontos é proibido o descarte de resíduos orgânicos, lixo doméstico, resíduos de saúde e industriais.
Existe horário para se fazer o descarte nos Ecopontos, das 8h30 até às 17 horas. Nos feriados de Natal, por exemplo, funcionou até sexta às 14 horas e reabre na segunda-feira, dia 27. No feriado do Ano Novo também haverá um horário especial, na sexta, dia 31, até às 14 horas.