Começa Operação Verão + Seguro no Litoral Norte

A partir desta quarta-feira (22) chega à região o reforço do policiamento militar que vai atuar durante a temporada de verão 2021/2022. A região deve receber cerca de 800 policiais que reforçarão a segurança de amanhã até o carnaval. A Operação Verão + Seguro tem reduzido os índices de criminalidade nas idades do Litoral Norte durante a temporada de verão, período em que cerca de 3 milhões de turistas circula pela região.

 

Às 10 horas, desta quarta, na Praça de Eventos, em Caraguatatuba, haverá a solenidade da abertura da Operação Verão, com as presenças das autoridades civis e militares, entre elas, o governador em exercício, Rodrigo Garcia, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, o coronel PM Dinael Carlos Martins, do comando do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior Um) – área da RMVale e Litoral Norte e comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior/I (20ºBPM/I), tenente coronel PM André Luiz Paes.

 

Caraguatatuba receberá um total de 264 policiais militares, bombeiros e guarda-vidas que ficam na cidade até março. Viaturas e o helicóptero Águia também serão enviados para a região.

 

A operação é uma parceria entre o 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que vai fornecer auxílio com moradia e alimentação dos PMs que vão trabalhar na cidade.

 

Para Caraguatatuba, foram designados 206 policiais militares da Ronda Ostensiva, além de equipes da Força Tática, que agora tem sede no município, Cavalaria e Canil, além de viaturas.

 

Pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), Caraguatatuba terá 43 Guarda-Vidas Temporários Municipais e do Estado e mais quatro bombeiros de reforço. No total, o GBMar terá em equipamentos dois botes infláveis de salvamento, um quadriciclo, uma Unidade de Salvamento Áquatico (URSA) e uma viatura pequena. O Corpo de Bombeiros recebe o reforço de sete homens que se somam ao efetivo de 23 e ainda três viaturas e duas motos de apoio.

 

Em São Sebastião, a Operação Verão conta com o incremento policial com a chegada de 219 agentes estaduais de segurança pública: 175 policiais militares, 20 policiais rodoviários, 20 bombeiros do 11º Grupamento de Bombeiros e 4 do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR).

 

Além desse reforço policial, a administração municipal também conseguiu suporte aéreo por meio de um helicóptero que ficará sediado em Juquehy, juntamente com toda equipe policial. A Prefeitura de São Sebastião conta como apoio do comércio local de Juquehy, na Costa Sul, que está cedendo hospedagem e alimentação a todos os policiais do policiamento aéreo.

 

Em Ubatuba, está prevista a chegada da equipe do helicóptero águia da Polícia Militar, bem como o policiamento geral, contando com um efetivo de 175 policiais. Desse total, 115 devem ficar alojados no batalhão da PM, localizado no Parque Vivamar e 60 permanecerão na Região Sul do município -visando reforçar o policiamento na área. Ilhabela não informou quantos policiais deverá receber na temporada de verão.

 

Estatísticas

 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, durante a operação Verão de 2020/2021, apesar do reforço no policiamento, o Litoral Norte registrou entre dezembro(2020) e março(2021), 22 homicídios, 35 estupros, um latrocínio, 269 roubos a mão armada e 17 roubos de veículos.

 

Na temporada de verão do ano passado, Caraguatatuba registrou 10 homicídios, 254 estupros, 110 roubos e oito roubos de veículos.  Em Ubatuba, no mesmo período, foram seis homicídios, 14 estupros, um latrocínio, 98 roubos e seis roubos de veículos. Em São Sebastião, foram seis homicídios, 15 estupros, 57 roubos e dois roubos de veículos. Já em Ilhabela, na temporada passada, foram registrados um estupro, quatro roubos e um roubo de veículo. Ilhabela não registrou nenhum homicídio no verão passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *