A Praia da Sununga, em Ubatuba, sedia neste sábado(18) e domingo(19), a última etapa do Brasil Skim Pro 2021, 3ª e última Etapa do Circuito Brasileiro de Skimboard-. esporte praticado sobre uma prancha pequena que desliza sobre as ondas quando ela quebra na beira da praia, proporcionado manobras radicais.
O Skimboard surgiu em 1927, na Praia de Laguna, na Califórnia. No Brasil é praticado desde a década de 50 com o sonrisal, depois nos anos 90, com as pranchas mais modernas. As manobras, são uma mistura de surfe e skate.
A Sununga é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática do esporte. Serão disputadas cinco categorias: Feminina, Amador, Iniciante, Profissional e Master, todas com limite de inscrições por conta dos dois únicos dias (18 e 19) de competição.
Ontem, sexta feira, 17, foi realizada uma confraternização para entrega de kits e identificação dos atletas. A disputa das baterias começou neste sábado, às 8h da manhã e irá até às 17horas. No domingo, às 18h, ocorre a cerimônia do pódio no palanque montado na praia. Vai rolar ainda uma festa de encerramento no Firma 012 com apresentação de bandas.
Pepiline
A Sununga sedia campeonatos de skimboard desde 2000, inclusive, etapas do mundial. No Brasil, são cerca de 20 mil praticantes da modalidade.
Em Ubatuba, existem vários atletas profissionais, entre eles, Renato Lima e Leandro Azevedo. Renato, de 24 anos, é considerado um dos melhores do mundo, junto com o carioca Lucas Fink. Já disputou etapas no México, Argentina e Venezuela.
A cidade tem até um shaper de pranchas de skimboard, Iranildo “Pretão”, dono da Sesh Board, que confecciona as pranchas desde 2000.
Roberto Peres é o atual presidente da Auskim(Associação Ubatuba de Skimboard e Disco). A entidade foi fundada em 2003 e formalizada em 2005.
A Praia da Sununga é considerada o segundo melhor “point” do skim no mundo. A onda entra da direita para a esquerda, possibilitando excelentes manobras.