Ong leva iluminação a comunidades da costa sul sebastianense

Neste final de semana, 18 e 19 de dezembro, o projeto Litro de Luz, em parceria com o Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais da EDP, realizará a instalação de 30 postes na região da Praia do Sahy, em São Sebastião (SP), beneficiando três comunidades: Vila Sahy, Baleia Verde e Lobo Guará.

A Litro de Luz é uma organização social que leva iluminação a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples, como garrafa PET e canos PVC, além de placas solares, baterias e LEDs.

A instalação dos postes será feita por 11 voluntários e moradores das próprias comunidades, o que beneficiará, aproximadamente, 120 famílias. A iluminação traz diversos benefícios, como mais segurança, aumento do potencial de comércio e atividades de lazer noturnas. Além da luz, o projeto também busca empoderar os moradores, incentivando a participação de todos como agentes de transformação da própria comunidade.

As comunidades estão passando pelo período de regularização pelos órgãos públicos, razão pela qual a região não era alcançada pela rede elétrica de São Sebastião. Com isso, os bairros irão receber a rede de distribuição de energia em média tensão, posteamento, entre outras medidas técnicas para um serviço seguro e com a máxima qualidade. Enquanto essas obras são executadas, a distribuidora vai oferecer para comunidade a solução de iluminação pública idealizada pelo projeto Litro de Luz.

“As três comunidades que serão atendidas possuem uma grande demanda de iluminação pública em suas ruas e espaços de convivência. Ao longo dos últimos meses, realizamos diversas visitas para entender a realidade de cada local e fomentar o engajamento da comunidade. Formamos sete embaixadores, que serão os nossos representantes na região. ” Gerson Figueiredo, coordenador do projeto em São Sebastião.

“Esse é o propósito da EDP: usar nossa energia para cuidar sempre melhor, principalmente das comunidades onde estamos presentes. A instalação desses postes com o apoio incondicional da Litro de Luz vai auxiliar a ampliar a sensação de pertencimento para essas pessoas”, destaca Dominic Schmal, diretor do Instituto EDP.

Starter Business Acceleration

 

Em 2021, a Litro de Luz participou do Starter Business Acceleration, programa global de aceleração do grupo EDP e foi uma das 10 finalistas. O programa analisa iniciativas em sete verticais: soluções para clientes, inovação digital, armazenamento de energia, energias limpas, redes inteligentes, acesso à energia e soluções para processos internos. A edição 2021 recebeu 736 inscrições de 78 países ao redor do mundo.

Sobre o Instituto EDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, em aproximadamente de 450 programas espalhados por todo o País. Somente em 2020, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 400 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *