Caraguatatuba registra dois casos de gripe Influenza

Os casos de síndromes gripais e respiratórias preocupam as cidades do Litoral Norte. Em São Sebastião, cerca de 448 pessoas buscaram atendimento relacionados a esses casos nos últimos dias. Em Caraguatatuba, atendimentos relacionados a síndromes gripais cresceram 40% nas última semana. Caraguatatuba já registra dois casos de “influenza”.

Nas últimas 24 horas, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), registrou 448 atendimentos relacionados a sintomas respiratórios, sendo 116 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e 332 no Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga.

Há 1 paciente internado com síndrome respiratória em unidade hospitalar de São Sebastião, sem internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Respiratória, com ocupação de 0% dos leitos de UTI; há 2 pacientes internados em unidades hospitalares em outros municípios.

Em Ubatuba, segundo dados da prefeitura, foram 21.107 casos de síndrome gripal este ano, sendo 490 deles, mais graves. Em Ilhabela, em 2021, foram 22.333 casos.

Influenza

O secretário de Saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher, disse ontem em uma entrevista para uma emissora de televisão, que existem dois casos confirmados de gripe “Influenza” na cidade. Trata-se de uma mãe e uma filha que contraíram a gripe e estão sendo monitorados pela prefeitura. As duas passam bem.

Bher disse que cresceu muito a procura nas unidades de saúde os atendimentos relacionados a síndrome gripal. Segundo ele, as pessoas com dores de cabeça, febre alta e dores no corpo devem procurar as unidades de saúde para serem avaliadas. O secretário recomendou que as pessoas mantenham o uso de máscaras, álcool gel e evitar aglomerações para se protegerem contra a gripe Influenza.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o monitoramento está sendo feito com base nos casos de Síndrome Gripal (SG) que aumentaram no município nas últimas semanas. O aumento é decorrente dos resultados negativos para Covid-19.

A Secretaria de Saúde orientou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a ficarem atentas aos sintomas e sinais da doença em seus pacientes.

Os sintomas da influenza podem ser confundidos com os da Covid-19. Eles são: espirro e coriza, falta de ar, fraqueza, tosse seca, dor de garganta, calafrios e dor de cabeça, podendo ou não ocorrer febre. Por isso, ao menor sinal desses sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Caraguatatuba aguarda um comunicado oficial da Secretaria de Estado da Saúde para saber quais medidas serão adotadas para o diagnóstico e testagem para evitar um surto da doença e se haverá uma nova campanha de vacinação. Atualmente, o município está sem doses de vacina e que não há previsão de envio de novas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *