Líder indígena morre após ser atingido por descarga elétrica durante tempestade em Ubatuba

A tempestade que atingiu as cidades do Litoral Norte na tarde de domingo causou quedas de árvores e afetou a rede elétrica. Em Ubatuba, morreu Airton Uwera, jovem liderança e representante da cultura Guarani Mbya, da aldeia Boa Vista, atingido por uma descarga elétrica durante a tempestade.

 

Airton Uwera, morador da Aldeia Boa Vista e um grande representante da cultura Guarani Mbyá no município, morreu devido às fortes chuvas que atingiram a região norte de Ubatuba. No Prumirim, algumas árvores foram derrubadas próximo à Aldeia e um fio de alta tensão que caiu no chão,  causou uma descarga elétrica em Airton, que veio a óbito no local.

O Fórum de Comunidades Tradicionais-Angra-Paraty-Ubatuba-FCT se solidarizou com a família e com o povo da aldeia Boa Vista pela passagem do grande xondaro Wera Ailton! Que seu exemplo de luta siga inspirando a todos na caminhada nos territórios tradicionais.

A Comissão Guarani Yvyrupa- CGY também se manifestou sobre a morte de Airton:

O xondaro agora vai tocar seu angu’apu junto de Nhanderu.
Que sua passagem seja bela, que possamos ficar com seu legado de dedicação à luta Guarani.
Tove’i katu takykue japyta va’ekue, tanhandepy’a guaxu tanhanembaraete.
Eaxá porã’i, ropyta va’ekuery ma ndorerexarai ta nde luta gui, tove katu tanhanembraete pavē’ī.
Xondaro tenôndegua,grande guerreiro da linha de frente partiu coração de todos seus guerreiros e suas guerreira xondaria’i kuery.
Tove katu epytu’u porã’ì.
Descanse em paz xeruvixa’i!

A Fundart(Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba)  publicou uma  nota lamentando a morte de Airton: Faleceu no último domingo (12), Airton Uwera morador da Aldeia Boa Vista e grande representante da cultura Guarani Mbyá no município. Devido às fortes chuvas algumas árvores foram derrubadas próximo à Aldeia, um fio de alta tensão que caiu no chão causou uma descarga elétrica em Airton que veio a óbito no local. Deixamos nossas condolências a toda família Guarani Mbyá e nossos agradecimentos a Airton que tanto contribui com a cultura indígena em Ubatuba!

 

Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, as chuvas ocorridas no domingo, são caracterizadas como tempestade convectiva rápida (aquela que se forma devido ao calor latente), com duração de 1h30, com pancadas de 15mm a 40mm variando por região. Entretanto, os maiores danos foram decorrentes dos fortes ventos. Um homem morreu eletrocutado no Prumirim.

 

Além da obstrução de vias, as quedas de árvores concentradas na região norte também foram a causa de problemas com cabeamento da rede elétrica que, devido a descargas, ocasionaram uma morte. Um dos locais mais atingidos foi a praia do Prumirim.

 

Segundo informações, o homem caminhava por uma das ruas do bairro e não percebeu um fio de energia caído. O homem pisou no cabo de energia que estava desprendido da rede de energia e  acabou eletrocutado. Ele teria morrido no local.

 

De acordo com diretor de Gestão da Defesa Civil Municipal, Ricardo Domingos Gil, as principais ocorrências causaram transtornos ao trânsito na rodovia BR 101, entretanto, a chuva durou pouco e há vias na cidade que ainda precisam ser liberadas, por isso, a Defesa Civil está solicitando apoio das secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas na manhã desta segunda-feira, 13, para executar essa desobstrução com maquinário adequado.

Paraty

A Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil informa que após as fortes chuvas no dia de ontem, 12, aproximadamente 10 ocorrências foram feitas sobre quedas de árvores em residências, veículos e via pública, impedindo o tráfego de pessoas e automóveis, bem como ocasionando falta de energia em algumas localidades. As ocorrências aconteceram na BR 101 (Altura do bairro Várzea do Corumbê), Avenida Otávio Gama e rua dos Coleiros (Caborê), rua Manoel Bandeira e SESC (Portal das Artes), Estrada do Corisco (Corisco), Estrada Paraty-Cunha (Pantanal) e a rua principal do Condado.

A equipe da Defesa Civil está nas localidades dando andamento nas operações para conclusão dos trabalhos. Informamos também que os locais que foram atingidos onde existem contato com energia elétrica, se faz necessário a operacionalidade juntamente com a ENEL para interromper a energia para dar início aos trabalhos. As operações emergenciais na BR 101 tiveram o apoio da Secretaria de Obras e Transportes com o deslocamento da retroescavadeira e do caminhão cesto para o auxílio dos trabalhos e também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal no controle do trânsito para a operação acontecer de forma segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *